Notícias Externas

Museu Mineiro recebe exposição 'Obra Aberta'

Mostra pode ser visitada durante todo o mês de novembro

O Museu Mineiro é um dos mais antigos e simbólicos museus de Minas Gerais. Ele integra o Circuito Liberdade e tem um acervo constituído por peças de diferentes períodos da história do estado. O objetivo do espaço é explorar, difundir e preservar os registros da cultura mineira, tornar-se referência para as demais instituições museológicas e também estabelecer um diálogo entre as produções artísticas contemporâneas e os saberes tradicionais.

Ao longo deste mês, está em cartaz, no Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342, Lourdes), a exposição Obra Aberta: Nós Somos os Propositores. A mostra foi inspirada na frase “Nós somos os propositores: não lhe propomos nem o passado, nem o futuro, mas o agora”, da não artista, como preferia ser chamada, Lygia Clark e traz consigo a construção das obras a partir da participação do público.

A curadoria da exposição foi feita pela equipe do setor educativo do Museu e tem cerca de 40 objetos, como documentos, fotografias e maquetes. O intuito é contar a história do espaço a partir da perspectiva dos mediadores e do contato, experiências e vivências deles com os visitantes.

No programa Conexões desta sexta-feira, 1º, o educador Daniel Loureiro, um dos proponentes da mostra, falou sobre a programação em cartaz no Museu Mineiro.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Jaiane Souza e Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória