Notícias Externas

Música e ciência: Duzão Mortimer e Marcos Pimenta lançam o EP ‘Didático Científico’

Além de homenagear a ciência em tempos de negacionismo, o trabalho traduz a vivência dos compositores que também são professores e pesquisadores

Faixas do EP trazem temas científicos ligados a grandes nomes da Física, Química e Biologia, com humor e ficção
Faixas do EP trazem temas científicos ligados a grandes nomes da Física, Química e Biologia, com humor e ficção Divulgação/Flávio Charchar


Música e ciência andam juntas no EP Didático Científico, de Duzão Mortimer e Marcos Pimenta. No álbum, a ciência é abordada de forma lúdica e em ritmos da cultura popular brasileira, como o samba-rock, marchinha e baião. São três faixas com temáticas científicas, que tratam de forma bem humorada os grandes nomes da Física, Química e Biologia. O trabalho é uma homenagem à ciência e também representa a vivência dos dois músicos e compositores que são pesquisadores do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e professores aposentados da UFMG, mas ainda na ativa. 

Para saber mais sobre o EP e conversar um pouco sobre essas canções didático-científicas, o programa Conexões desta segunda-feira, 3, recebeu o músico e professor aposentado da Faculdade de Educação da UFMG, Eduardo Mortimer, o Duzão Mortimer. O convidado também falou um pouco sobre a forte presença da ciência no dia a dia e sobre a importância de valorizá-la, especialmente com a onda anti-ciência que o Brasil está vivendo. 

“Eu acho que essa questão da ciência e da música é uma coisa que sempre andou em paralelo, a própria descoberta da frequência das notas, o trabalho que Pitágoras realizou, tudo tinha a ver. Mas no nosso trabalho a gente explora um pouco essa questão do didático-científico, porque estamos vivendo um momento que eu acho que é muito marcado por esse negacionismo científico. Então reafirmar a ciência nesse momento parece fundamental”, refletiu o professor. Mortimer também explicou as leis e teorias trabalhadas nas canções do EP, que traz as faixas A 3ª de Newton, Lavoisier, ou nada se perde nada se cria e Charles (Darwin) Diz.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

O EP Didático Científico, de Duzão Mortimer e Marcos Pimenta, teve gravação e mixagem de Lucas Mortimer no Estúdio Mortimer e conta com 3 faixas, já disponíveis nas principais plataformas digitais e acompanhadas de videoclipes no YouTube.

Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória