Pessoas

Nivio Ziviani, do DCC, vence prêmio de ciência e tecnologia

Internacionalmente reconhecido e empreendedor de sucesso, professor é referência na produção e transferência de conhecimento

Nívio Ziviani
Nívio Ziviani é cofundador de cinco empresas de tecnologia da informação no âmbito do DCC Foto: Arquivo DCC/UFMG

O professor Nivio Ziviani, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), recebeu, na última sexta-feira, dia 11, o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, na categoria Tecnologia. Consolidado como uma das maiores premiações do país, o CBMM reconhece profissionais que, por meio de suas pesquisas e descobertas, abrem caminhos para transformações no Brasil e no mundo.

A premiação se divide nas categorias Ciência, para pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial, e Tecnologia, para profissionais que tenham gerado impactos relevantes no país relacionados ao desenvolvimento de aplicações práticas. O vencedor de cada categoria recebeu R$ 500 mil.

A apuração foi realizada por comissão julgadora independente, composta de sete membros de notório saber, mediante os seguintes critérios: criatividade e originalidade e contribuição e impacto para ciência ou desenvolvimento e inovação.

Empreendedorismo e inteligência artificial
Com mais de 51 anos dedicados à ciência, tecnologia e inovação, Nívio Ziviani é um dos pioneiros do ensino de graduação em computação no país. Formado em engenharia mecânica e cientista da computação, é também membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, nas classes Comendador e Grã-Cruz. Na UFMG, criou os cursos de graduação e de doutorado em Computação, o Laboratório para Tratamento de Informação (Latin) e o Laboratório de Inteligência Artificial. Foi do Latin que saíram as cinco empresas de tecnologia cofundadas pelo docente.

Ziviani também foi um dos donos da Akwan Information Technologies, empresa vendida para a Google em 2005. Acadêmico internacionalmente reconhecido e empreendedor de sucesso, é referência na produção e transferência de conhecimento científico e geração de riqueza.

Atualmente, dedica-se ao uso da inteligência artificial na saúde, nas artes e na transformação digital de empresas. É membro do Conselho de Administração das empresas Kunumi Artificial Intelligence, Falconi Participações e da Unidade Embrapii do DCC e integra os conselhos técnico-científicos do Instituto Hercílio Randon e do Laboratório Nacional de Computação Científica.

Nivio é autor da série de livros sobre projeto de algoritmos utilizada por professores e estudantes de praticamente todos os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em Computação no país. É ainda coautor de mais de 200 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação e inteligência artificial.

Mais informações podem ser consultadas no site do Prêmio.

Nathalie Rajão | DCC