Notícias Externas

Noite Ilustrada discute relação entre música clássica e desenhos animados

Projeto “Músicos em Casa” promove encontros musicais entre o popular e o erudito

Vídeo do projeto
Vídeo do projeto "Músicos em Casa" lembra a relação entre música clássica e desenhos animados Divulgação

Se você foi uma criança do século 20 que cresceu assistindo desenhos animados, você ouviu muita música clássica na infância, mesmo que nem percebesse. Composições eruditas, de grandes nomes da música clássica como Chopin, Strauss e Beethoven, por muitas vezes serviram de trilha sonora para produções infantis. No clássico desenho infantil “Os Três Porquinhos”, por exemplo, é a música “Danças Húngaras”, de J. Brahms, que serve de trilha sonora.

A composição serviu de inspiração para o lançamento do dia 1 de junho do projeto “Músicos em Casa”. A iniciativa tem o objetivo de unir a música clássica com canções de amplo conhecimento popular. O projeto é desenvolvido em meio à pandemia da Covid-19 no Brasil, e é uma forma de os artistas se manterem trabalhando, e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento musical diferenciado a quem está em isolamento social.

No vídeo lançado segunda-feira (1), é apresentado o episódio “Os porquinhos dançam Polka”, do desenho animado infantil “Os Três Porquinhos” enquanto os pianistas Ricardo Matosinho e Bárbara Freitas interpretam a música “Danças Húngaras”, de J. Brahms. Ricardo Matosinho é também curador e idealizador do projeto “Músicos em Casa”. O músico falou, em entrevista ao programa Noite Ilustrada da Rádio UFMG educativa, sobre iniciativa, e também discutiu a relação entre música clássica, desenhos animados e cultura popular. 

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Você pode assistir os vídeos do projeto pelo Youtube, Facebook, ou Instagram do Espaço de Cultura e Arte.

O lançamento desta segunda-feira pode ser acessado por aqui.

Produção de Gabriela Sorice