Sábado é dia de contemplar a lua no Espaço do Conhecimento

Café Controverso e espetáculo sobre Clara Nunes são outros destaques da programação de amanhã

Lua

Divulgação / Espaço do Conhecimento

Neste sábado, 28, o Espaço do Conhecimento abriga debate sobre os riscos e benefícios da cirurgia bariátrica, apresentação de espetáculo musical inspirado na infância de Clara Nunes e atividades de astronomia na Noite Internacional de Observação da Lua, comemorada no mundo inteiro

Dando início a programação, na cafeteria do Espaço, às 11h, o Café Controverso: Saúde em pauta discutirá obesidade, os benefícios e os riscos da cirurgia bariátrica. O debate será mediado pela professora aposentada da Faculdade de Medicina da UFMG Rocksane Norton e terá a participação do cirurgião geral Otaviano Augusto de Paula Freitas e da endocrinologista e metabologista Samara Nunes de Oliveira.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a população obesa do país subiu de 11,8% para 18,9% na última década, o que corresponde a quase um obeso a cada grupo de cinco brasileiros. O número de pessoas com sobrepeso também aumentou, chegando a 54% da população em 2016. Para minimizar os riscos que o sobrepeso traz à saúde, tratamentos de reeducação alimentar e intervenção medicamentosa são indicados, e, em alguns casos, a cirurgia bariátrica, que tem ganhado cada vez mais espaço. Estima-se que, no Brasil, sejam realizados mais de 100 mil procedimentos do gênero anualmente, o que representa crescimento de 20% ao longo dos anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Segundo a médica Sâmara Nunes de Oliveira, existem dois tipos de tratamento para a obesidade. O primeiro baseia-se em mudança comportamental do paciente, e o segundo é a intervenção cirúrgica. “Quando o paciente chega ao consultório, é preciso avaliar o histórico de sua obesidade, em qual grau ele está, há quanto tempo esse quadro existe e se não há nenhuma outra doença associada. Assim, podemos indicar mudanças em seus hábitos alimentares, atividades físicas e, se preciso, tratamento com medicamentos”, explica.

Brincando com dinheiro

Discutir conceitos básicos de economia de forma lúdica e divertida com as crianças é a proposta da oficina Trocas, que será realizada, às 15h. Na atividade, elas vão aprender o significado de conceitos como troca, escambo, crédito, débito, moeda e valor por meio de brincadeiras, histórias e bate-papo com os mediadores do museu. Para participar, é preciso retirar senha na recepção.

Mais tarde, às 17h, o Coletivo Mundicá apesenta o espetáculo Clarerê​, no terraço do Espaço, no âmbito da programação do projeto Multiverso. No palco, uma criança, uma sereia e um folião de reis cantam a infância de Clara Nunes, mineira que revolucionou o papel da mulher na música brasileira. A partir das composições da artista, os personagens levam o público ao mundo de referências da cantora.

Musical que conta a história e a relevância de Clara Nunes por meio de sua infância
Musical conta a história e a relevância de Clara NunesColetivo Mundicá

Na apresentação, brincadeiras são conectadas às canções da artista e a sua relação com o universo das tradições afro-brasileiras. O Coletivo Mundicá é formado por artistas empreendedores que realizam ações de facilitação de processos criativos em arte, educação e meio ambiente. Contracenam no espetáculo Rodrigo Salvador, músico e performer, Márcio Vesoli, ator e artista circense, e Sol Bueno, cantora e empreendedora criativa.

No mundo da lua
A Noite Internacional de Observação da Lua ocorre no dia 28 em várias partes do mundo. O Espaço do Conhecimento vai aderir à iniciativa por meio de transmissão, na fachada digital, de imagens captadas por telescópio do nosso satélite natural. Enquanto isso, no Terraço Astronômico, haverá a última observação noturna do ano no museu. A partir das 17h30, serão distribuídas 120 senhas para quem deseja ver a lua pelas lentes de um telescópio. Devido ao horário de verão, quando os dias são mais longos e o anoitecer ocorre mais tarde, a observação é suspensa no Espaço.

Já a oficina As Fases da lua ensinará os participantes a prever a visibilidade do satélite natural em qualquer dia e horário, descobrir quando ele nasce e se põe, entender suas fases e as razões da ocorrência de eclipses. São utilizados modelos construídos em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos. A atividade será realizada às 15h e tem classificação de oito anos.

No Planetário, o Espaço preparou um dia com sessões como a exibição A lua e o zodíaco, na qual vários fenômenos relacionados ao satélite natural são explicados, como o ciclo lunar e o reconhecimento das constelações por onde ele passa.

Com exceção das sessões no planetário, todas as atividades são gratuitas.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários.

Sessões no Planetário

13h: Terra Dinâmica
14h: Alvorecer da Era Espacial
15h: Dois Pedacinhos de Vidro