Extensão

Nova edição da revista Interfaces focaliza experiências de resistência e coletividade

Artigos abordam o papel das vivências extensionistas frente aos desafios impostos pela pandemia

Capa da Revista
Capa do novo número da Revista InterfacesCriação: Vitória Teixeira Costa

O novo número da Revista Interfaces aborda o fortalecimento das vivências extensionistas nas universidades e as mudanças provocadas pela pandemia de covid-19.

O texto de abertura enfatiza a relevância das experiências protagonizadas pelas universidades e por outras prestigiadas instituições de ciência e tecnologia, a despeito dos golpes sofridos nos últimos tempos. “Vivências que, a partir do ensino, da pesquisa e da extensão, formam profissionais comprometidos com a mudança, promovem direitos, fazem face às mazelas que historicamente marcam nossa sociedade, fortalecem a democracia e constroem um mundo mais equânime”, destaca o editorial, assinado pelo editor-chefe, Leandro Diniz.

A publicação reúne textos referentes às atividades de diferentes áreas, como Bioeconomia, Odontologia, Psicologia, Educação em Saúde, Geriatria, Educação Física, Arquitetura e Cinema e Audiovisual, desenvolvidas em conjunto com a comunidade externa.

Fortalecimento e perspectivas
Em artigo, a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, aborda as possibilidades de fortalecimento da extensão por meio de sua integralização nos currículos de graduação. Nesse sentido, ela propõe três movimentos dialógicos: com a história, com a normativa e com os contextos locais de atuação das atividades extensionistas.

No artigo Minha horta pet, minha vida, são destacadas as experiências dos estudantes do Programa de Pós-graduação de Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz. O grupo desenvolveu uma horta caseira autoirrigável com o aproveitamento de garrafas PET. O trabalho foi apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Outra atividade retratada é o projeto Avaliação psicológica de crianças e adolescentes com prejuízos de aprendizagem, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Estudantes da rede de saúde pública de Porto Alegre e de regiões próximas com problemas de aprendizagem passaram por uma avaliação psicológica. O processo demonstrou que uma diversidade de fatores contribui para a vulnerabilidade desses jovens.

A importância da extensão para a reinserção social e a perspectiva de futuro de
adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas é abordada pelo projeto Vamos fazer um corre?, de autoria de graduandos do curso de Psicologia do Centro Universitário Católico do Leste de Minas Gerais (Unileste), de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.

Todos os artigos do novo número da Revista Interfaces podem ser lidos, na íntegra, nas versões em português e em espanhol.

Sobre a publicação
Periódico vinculado à Pró-reitoria de Extensão, a revista Interfaces visa contribuir com análises e reflexões sobre fundamentos, conceitos, experiências extensionistas e suas repercussões, nos contextos nacional e internacional, buscando fortalecer o diálogo entre a universidade e a sociedade.

Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do Brasil e do exterior envolvidos em pesquisas, projetos e atividades podem submeter seus textos para publicação. Instruções e normas de submissão estão disponíveis na página da revista.

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail revistainterfaces@proex.ufmg.br.

Gabriela Francine / Assessoria de Comunicação da Proex