Pesquisa e Inovação

Em nova edição, Jornal Letra A discute alfabetização e ciclos na educação básica

Publicação vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita está disponível on-line

Capa da edição atual estampa ilustrações de Frida Kahlo e Paulo Freire
Desenhos na capa representam Frida Kahlo e Paulo Freire Divulgação

O objetivo da adoção de ciclos na educação básica, no Brasil, foi propiciar maior articulação ao período de alfabetização, evitando rompimentos. Essa ideia se estendeu aos anos posteriores do ensino fundamental, mas ainda há muitos desafios para pensar sua aplicação nessa etapa – por exemplo, encontrar a melhor forma de organizar o ensino, o currículo, as avaliações e a formação docente para o quarto e o quinto anos do ensino fundamental.

A questão dos ciclos e a da consolidação do processo de alfabetização são abordadas na reportagem principal da nova edição do jornal Letra A, publicação do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG. O jornal é destinado a alfabetizadores, gestores da educação e outros profissionais envolvidos com o ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras.

A edição também apresenta entrevista com Maria da Graça Costa Val, pesquisadora do Ceale e docente aposentada da Faculdade de Letras da UFMG, que comenta as habilidades de leitura e escrita que precisam ser desenvolvidas tanto na alfabetização quanto nos anos seguintes do Ensino Fundamental.

Figuras inspiradoras para a educação emancipadora, Paulo Freire e Frida Kahlo ilustram a capa da edição. No decorrer da produção desse número do Letra A, os dois personagens surgiram em diferentes pautas – Frida na reportagem sobre igualdade de gênero nas escolas e Freire na seção Troca de ideias, em que colunistas refletem sobre o legado do educador, que é considerado o Patrono da Educação Brasileira.

A edição nº 49 do Letra A está disponível no portal do Ceale.

Com assessoria de comunicação do Ceale