Notícias Externas

O circo no ar: Festival Mundial completa 20 anos apresentando a 2ª etapa on-line em 2021

Primeira fase realizada em julho gerou pedidos de bis; programação traz trabalhos inéditos de artistas do Brasil e mais quatro países

Espetáculo ‘Andar Abaixo’, dos artistas Pedro Sartori do Vale e Maíra Cesarino, abre o evento nesta sexta, 24 Paulo Valle

O Festival Mundial de Circo, um dos principais da área atualmente, realiza uma segunda etapa virtual nesse ano em que completa duas décadas de história. A chamada Edição LAB traz, em formato digital, trabalhos inéditos de artistas do Brasil, Canadá, Espanha, França e Holanda, entre espetáculos e cenas circenses de trapézio, malabarismo, contorcionismo, palhaçaria, ilusionismo e muito mais. A programação também conta com mesas de conversa, uma exposição, ações formativas e trabalhos disponibilizados na primeira fase do festival, realizada em julho, para serem reassistidos.

O espetáculo Andar Abaixo, dos artistas Pedro Sartori do Vale e Maíra Cesarino, abre o evento nesta sexta, 24, com acrobacias e passeio aéreo. A Cia Quintal, de São Paulo, realiza uma live do espetáculo QFC - Batalhas Improvisadas Versão Palhaços, que mistura improvisação com o universo da luta, no domingo, 26. O encerramento é no dia 30, com o Diálogos em Rede - Escolas Internacionais de Circo, roda de conversa transmitida ao vivo e direcionada a artistas, alunos e futuros alunos de circo, formadores e outros interessados. As escolas da França, Holanda, Espanha e Canadá participam das discussões.

A edição apresenta trabalhos que trazem um panorama da produção contemporânea circense brasileira e mundial, com uma diversidade estética, de estilo e de técnicas característica dessa linguagem artística. Quem contou mais sobre a Edição LAB do Festival Mundial de Circo no programa Conexões dessa quinta-feira, 23, foi a idealizadora e coordenadora do festival, Fernanda Vidigal. Ela comentou como é desafiador e, ao mesmo tempo, muito prazeroso chegar às duas décadas de realização do evento e relembrou como foi fazer a edição de estreia, em 2001. Sobre essa 2ª etapa do evento neste ano, Fernanda contou que a decisão de fazê-la foi em virtude do sucesso da primeira.

A coordenadora do festival comentou a adaptação ao formato virtual, que contou com uma apresentação diferenciada do site do evento. “Pensamos: como trazer o universo circense, a magia do circo, uma coisa nostálgica, encantadora, para dentro dessa telinha? Aí convidamos o Conrado Almada, que é um diretor audiovisual e desenhista, ilustrador muito importante de BH, que já tinha feito em 2012 a ilustração do nosso layout. Foi ele que trouxe essa ideia de colocar o circo literalmente no ar. Durante muitas edições a gente fazia isso, montava a chamada cidade do circo. Ele trouxe a ideia de  trazer isso para a internet, desenhou as lonas, que são dirigíveis, suspensas e em cada uma tem uma programação diferente”, detalhou. A convidada também comentou a programação e chamou atenção para a situação dos artistas circenses tradicionais, que ficaram em situação complicada durante a pandemia.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

Todas as atrações do Festival Mundial de Circo - Edição LAB ficam no ar desta sexta, 24, até o dia 30, na plataforma digital do evento. A programação completa também pode ser conferida na página.

Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas
Publicação: Alessandra Dantas