Arte e Cultura

O programa Panorâmica exibe filme de Clarisse Alvarenga

Brincadeira de casinha é o tema do documentário que mostra o cotidiano de crianças mineiras

Com uma câmera atenta às brincadeiras de casinha, o documentário Ô, de casa mostra o cotidiano de crianças de três regiões de Minas Gerais. O faz de conta é permeado por regras e invenções próprias em que elas fingem ser adultas, cozinham comidinhas, constroem cabanas e casas, cuidam uma das outras e estabelecem papéis, tudo na fronteira tênue entre a imaginação e o real que as circundam. As crianças utilizam elementos da natureza unidos a objetos descartados e os ressignificam para adequarem às novas formas dentro dos específicos universos infantis, que refletem, de alguma maneira, a escassez do mundo dos adultos que as rodeiam.  

Professora da Faculdade de Educação da UFMG, Clarisse Alvarenga atua no campo do cinema, com interesse no documentário, cinema latino-americano, audiovisual comunitário, vídeo popular, oficinas de vídeo, e cinema e educação. Seu trabalho envolve atenção ao cinema indigenista e ao cinema indígena brasileiros. A realizadora estreou este ano seu segundo longa-metragem, intitulado Homem-peixe.

O programa estreia dia 16, com exibição programada no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV), às terças e quintas, às 12h15, quartas e sextas, às 19h30, e aos sábados, às 20h, e também está disponível no canal da TV UFMG no Youtube. Ainda é possível assistir a uma entrevista com a Profa. Clarisse que nos contou um pouco mais sobre o filme e seu processo de produção.

Assista ao Panorâmica na íntegra. 

Roteiro e direção: Ana Fatorelli

Produção: Naíne Fernandes

Direção de Imagens: Márcia Milagre

Imagens: Cássio de Jesus e Gabriel Santana

Edição: Márcia Botelho