Pesquisa e Inovação

O que faz a poesia? Estudo analisa pensamento de filósofo japonês sobre literatura

Trabalho sobre Kuki Shūzō foi considerado uma das melhores teses na área de Filosofia no Prêmio Capes; novo episódio do 'Aqui tem ciência' traz detalhes sobre a pesquisa

O filósofo japonês Kuki Shūzō
O filósofo japonês Kuki Shūzō Kyle Chayka I Wikimedia Commons

O que é esse tipo de criação que costuma ser chamada de poesia? O que a linguagem faz quando assume a forma da poesia? Essas são algumas das questões exploradas pelo filósofo japonês Kuki Shūzō (1888-1941). O pensamento de Kuki sobre a literatura, em especial sobre a poesia, foi tema de estudo de doutorado realizado no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG. O episódio 99 do Aqui tem ciência, programa da Rádio UFMG Educativa, apresenta detalhes dessa pesquisa, escolhida, na edição 2021 do Prêmio Capes de Teses, uma das melhores teses do Brasil na área da Filosofia.

Autor do trabalho, Diogo César Porto da Silva conta suas motivações para realizar o doutorado na UFMG, depois de cursar um mestrado em uma universidade japonesa. Ele também explica as etapas da pesquisa, desde os objetivos até os resultados. Com base em ideias de dois filósofos europeus relacionadas às temáticas da leitura e da tradução, ele buscou desenvolver um modo adequado, aberto ao diálogo e à diferença, de se aproximar de um pensamento não ocidental. Munido dessa metodologia, o pesquisador demonstrou o lugar central que a literatura tem na obra de Kuki, para quem a poesia consegue expressar a existência humana.

Raio-x da pesquisa

Tese: A filosofia da literatura de Kuki Shūzō e como podemos ler/traduzir a filosofia japonesa

O que é: tese de doutorado que tem dois objetivos principais: desenvolver uma metodologia adequada para se abordar um pensamento não ocidental e destrinchar a filosofia da literatura proposta pelo japonês Kuki Shūzō, sobretudo nas obras O problema da contingência (Gūzensei no Mondai, 1935) e Filosofia da literatura (Bungeiron, 1941).

Pesquisador: Diogo César Porto da Silva

Programa de Pós-graduação: Filosofia

Orientadora: Giorgia Cecchinato

Ano da defesa: 2020

Financiamento: Capes e Fundação Japão

Diogo Silva: interesse pela língua e cultura japonesas foi uma das motivações para a pesquisa Arquivo pessoal

O episódio 99 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Tiago de Holanda. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados do trabalho de um pesquisador da Universidade.

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.