Pesquisa e Inovação

O que chama a atenção das crianças na hora de escolher um livro?

Questão de pesquisa foi respondida em tese na Faculdade de Educação da UFMG

Em tese desenvolvida na Faculdade de Educação da UFMG (FaE – UFMG), a professora do Centro Pedagógico da UFMG, Maria Elisa de Araújo Grossi, aborda os critérios de seleção levados em conta pelas crianças na hora de escolher um livro para ler.  A pesquisa foi orientada pela professora Maria Zélia Versiani Machado, do Departamento de Técnicas e Métodos. O tema será debatido nesta segunda-feira, dia 25 de março, no Ceale Debate – evento desenvolvido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale – UFMG). A palestra acontece às 19h30, no Auditório Neidson Rodrigues, localizado na Faculdade de Educação da UFMG.  

Em entrevista à TV UFMG, Maria Elisa de Araújo Grossi fala mais sobre a pesquisa.

Para a realização da pesquisa, Maria Elisa utilizou 19 livros, publicados em 2015, que compõem a lista dos Altamente Recomendáveis da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Com os livros, a professora promoveu 83 círculos de leitura com crianças do Centro Pedagógico da UFMG – para analisar a forma como as crianças recebiam as obras. 

Equipe de produção do vídeo: Vitória Brunini (produção), Marden Ferreira (reportagem), Antônio Soares (imagens), Kennedy Sena (edição de imagens) e Pablo Nogueira (edição de conteúdo).