Notícias Externas

Obra magna de Alphonsus Guimaraens é relançada em seminário em Conceição do Mato Dentro

‘Setenário das Dores de Nossa Senhora’ foi publicado pela primeira vez em 1899 e invoca a figura da Ave Maria

Retrato de Alphonsus de Guimaraens
Retrato de Alphonsus de Guimaraens Domínio público

Mesclando literatura, arquitetura colonial e cultura sacra, a primeira edição do Oratório do Verbo Barroco apresenta uma programação especial sobre o poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens. Em sua obra, o escritor utiliza uma estrutura clássica para falar de temas profundamente religiosos e sensíveis, como o sentido da morte, do amor impossível, da solidão e da inadaptação ao mundo.

Seu principal livro, Setenário das Dores de Nossa Senhora, publicado pela primeira vez em 1899, invoca a figura da Ave Maria, levando a ela suas preces. O Seminário Alphonsus de Guimaraens e a Devoção Mariana, que integra a programação do Oratório do Verbo Barroco, reúne especialistas nos trabalhos do poeta para discutir sua vida e obra.

No evento, serão apresentados poemas e palestras sobre a relação dos escritos do autor com a igreja, com o barroco e a sua presença na cidade mineira de Conceição do Mato Dentro.

O neto do poeta, Afonso Henriques Neto, que é professor, doutor em comunicação e também poeta, falou sobre a palestra que ele ministra no evento, sobre a trajetória de seu avô na cidade de Conceição do Mato Dentro, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 6.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-06-12-2018.mp3

Durante o evento, que reúne literatura, arquitetura, devoção popular e música, a obra magna de Alphonsus, Setenário das Dores de Nossa Senhora, será relançada pela Casa Sol Invictus. O Oratório é realizado na cidade Conceição do Mato Dentro, nos dias 7 e 8 de dezembro, a partir das 8h.

Outras informações sobre a programação podem ser consultadas em evento no Facebook.

Produção de Maitê Louzada e Gabriela Sorice, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória