Saúde

Observatório de Saúde Urbana da UFMG colabora com desenvolvimento de políticas públicas em BH

Levantamentos periódicos do grupo abordam forma de disseminação da covid-19 na capital

Fundado em 2002, o Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH) da Faculdade de Medicina da UFMG é um grupo transdisciplinar de pesquisa que atua em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, com o objetivo de fornecer base científica  para compreensão das condições socioambientais da vida urbana, de modo a permitir a implementação de estratégias específicas de intervenção e de políticas públicas. “Tem sido uma parceria muito boa desde outras gestões. O saber e o conhecimento da Universidade vem apoiar a Secretaria Municipal de Saúde na tomada de decisões e avaliação de ações”, afirma Lúcia Paixão, diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-PBH).

Durante a pandemia, o grupo tem trabalhado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde da capital no tratamento de informações e análise da disseminação da covid-19 na cidade. Além disso, o OSUBH tem divulgado um informe periódico sobre a situação de casos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2 e mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave em Belo Horizonte.
De acordo com a coordenadora do grupo de pesquisa e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG Waleska Caiaffa, o informe aponta que a pandemia está em plena dinâmica dentro do ambiente urbano: “como uma força centrífuga, a covid-19 está se alastrando pela cidade. Inicialmente ela estava concentrada em bairros de alto nível socioeconômico, entretanto, agora vemos que ela já acomete regiões mais vulneráveis, onde tende a se disseminar com maior velocidade”, avalia. 

Equipe: Artur Horta (produção); (edição de imagens); Renata Valentim (edição de conteúdo)