Extensão

Odonto mantém banco de dentes para fins acadêmicos

Estruturas são usadas, por exemplo, no estudo de terapias contra cáries

O Biobanco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da UFMG recebe doações de dentes para fins didáticos. Os materiais são higienizados, processados e armazenados a -20°C para uso em atividades de ensino e pesquisa, como explica a presidente do Biobanco, Viviane Gomes. Saiba como ele funciona neste vídeo produzido pela TV UFMG:

Grande parte dos dentes armazenados pelo Biobanco é proveniente de coleções cedidas por cirurgiões-dentistas. Como sua origem é desconhecida, os dentes são utilizados unicamente para fins didáticos – sobretudo por estudantes que participam de pré-clínicas em Endodontia e Odontologia Restauradora.

As estruturas empregadas em pesquisas são os chamados “dentes frescos”, extraídos de pacientes da Faculdade de Odontologia que concordam com a cessão. Nesse caso, com origem e características conhecidas, essas estruturas são utilizados, por exemplo, em modelos de careologia, em que terapias são testadas após a indução artificial de cáries no material.

As cessões feitas tanto pela comunidade externa quanto pelos pacientes da Faculdade de Odontologia devem ser formalizadas por meio de termo de autorização preparado pelo próprio Biobanco. 

Entrevistada:  Viviane Gomes (presidente do Biobanco)
Equipe: Renato Temponi (produção e reportagem), Antônio Soares e Cássio de Jesus (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Pablo Nogueira (edição de conteúdo)