Ônibus internos do campus Pampulha retomam circulação com quatro linhas

Com retorno das aulas presenciais, restaurantes e 'food trucks' também voltam às atividades; saiba quais restaurantes funcionarão neste período letivo e quais estarão fechados

Com a volta às aulas presenciais, ônibus internos também voltam a circular em carga total Foto: Raphaella Dias | UFMG

Com o retorno integral da UFMG às atividades presenciais neste semestre letivo, os ônibus internos do campus Pampulha voltam a circular hoje, 28 de março, com a mesma quantidade de linhas do período pré-pandêmico. Ao todo, são quatro linhas, que podem ser usadas gratuitamente pela comunidade acadêmica para se locomover pelo campus. É obrigatório o uso de máscara dentro dos coletivos.

O primeiro ônibus circula a partir das 5h40, e o último, às 22h50. As quatro linhas percorrem praticamente todo o campus, mas com horários específicos e pequenas distinções, para melhor atender às variações de fluxo em cada localidade no decorrer do dia. Há linhas e horários que chegam, inclusive, a pontos estratégicos no entorno do campus, como o Mineirão, o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

A linha 3, por exemplo, atende duas vezes por dia o BH-TEC, que fica no bairro Engenho Nogueira, em frente à entrada da UFMG na Avenida Presidente Carlos Luz: uma às 7h40 e outra às 17h20. Já a linha 4 passa algumas vezes por dia no ponto da loja McDonald's, situada na esquina da Rua Conceição do Mato Dentro com a Avenida Carlos Luz: de manhã, na hora do almoço e no fim da tarde. Os horários e as rotas percorridas pelas linhas podem ser consultados no campo Serviços do Portal UFMG.

Ônibus moradia
Estudantes das moradias também contam com linha exclusiva para se deslocarem até o campus PampulhaFoto: Raíssa César | UFMG

Os ônibus das moradias e as linhas 5102 e S50
Segundo a pró-reitora adjunta de Administração, Eliane Aparecida Ferreira, a UFMG também já entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte e com a BHTrans, empresa responsável por transportes e trânsito em Belo Horizonte, solicitando o retorno das linhas 5102 (UFMG–Santo Antônio) e S50 (Nova Vista–Shopping Del Rey, via UFMG), que circulavam no campus Pampulha antes da pandemia.

“Encaminhamos ofícios para a BHTrans pedindo a retomada dos itinerários do 5102 e do S50 dentro do campus Pampulha neste semestre, em razão da volta às aulas”, conta Eliane Ferreira. Nos ofícios, a Universidade lembra que o campus recebe diariamente um público de 50 mil pessoas, razão pela qual as duas linhas são essenciais.

A UFMG tem três moradias universitárias em Belo Horizonte, todas na Avenida Fleming, no bairro Ouro Preto. Geridas pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), elas disponibilizam, para seus estudantes moradores, uma linha exclusiva de ônibus até o campus Pampulha.

Essa linha vai direto até o campus, sem intermediações, e funciona de segunda a sábado. Os itinerários e quadros de horários estão no site da Fump.

sadsadasdsa
Restaurante e lanchonete da Praça de Serviços funcionarão plenamente neste semestreFoto: Raphaella Dias | UFMG

Serviços de alimentação

Outro tema de interesse de quem volta a frequentar diariamente o campus Pampulha são as lanchonetes, os restaurantes e os food trucks, os carrinhos de comida.

São sete os restaurantes com contrato de funcionamento vigentes neste primeiro semestre letivo de 2022: o da Escola de Veterinária, o do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), os do bloco 1 e do bloco 2 da Escola de Engenharia, o da Faculdade de Letras, o da Faculdade de Medicina (que fica no campus Saúde) e o da Praça de Serviços. Em todos eles, já é possível fazer lanches e refeições a partir de hoje, 28 de março.

Os horários dos restaurantes variam, de forma a atender as particularidades de fluxo de cada unidade. O restaurante da Praça de Serviços (térreo), por exemplo, serve almoço das 11h às 14h30, e sua lanchonete funciona das 7h30 às 19h, de segunda a sexta-feira. A reabertura do restaurante do mezanino da Praça de Serviços deverá ocorrer nos próximos dias.

Atualmente há dois food trucks credenciados para atuar no campus Pampulha
Atualmente há dois food trucks credenciados para atuar no campus Pampulha Foto: Raphaella Dias | UFMG

A UFMG também conta com dois food trucks credenciados para o campus Pampulha, das 9h às 22h, com atuação obrigatória no horário de almoço (11h às 14h) e no fim da tarde (18h às 21h), períodos de maior procura por alimentação. Eles costumam ficar no entorno da Praça de Serviços, normalmente na esquina da rua professor Eduardo Frieiro com a avenida Mendes Pimentel, em frente à Praça de Serviços.

O credenciamento de food trucks é feito por meio de instrumento legal próprio semelhante a uma licitação. “Na última vez que fizemos esse credenciamento, só os atuais dois food trucks se habilitaram, mas, com o retorno das atividades presenciais, estamos nos preparando para ampliar esse atendimento”, conta Eliane Ferreira.

Os restaurantes para os quais não há contratos vigentes são 11: o da Faculdade de Educação (FaE), o do Colégio Técnico (Coltec), o da Escola de Belas Artes (EBA), o do Instituto de Geociências (IGC), o do Departamento de Química, o da Escola de Música, o da Faculdade de Farmácia, o da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), o da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), o do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e o da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

Esses, portanto, ficarão fechados neste semestre. “Estamos preparando novas licitações e esperamos que, no início do segundo semestre letivo, já tenhamos cantinas nessas unidades”, afirma Eliane Ferreira.

Os dois restaurantes universitários (Setorial I e Setorial II), gerenciados pela Fump, já estão em pleno funcionamento.