Bandejões voltam a servir três refeições diárias

Em reforma, RU da Faculdade de Direito será reaberto em breve

Somados, restaurantes universitários da UFMG têm capacidade de oferecer mais de 10 mil refeições por dia
RUs têm capacidade de oferecer mais de 10 mil refeições por dia Foto: Ewerton Martins Ribeiro | UFMG

Com o retorno da UFMG às atividades 100% presenciais nesta segunda-feira, 28 de março, os restaurantes universitários da UFMG – os chamados bandejões – também voltam a servir as três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) de segunda a sexta-feira, além de almoço aos sábados. O café da manhã é exclusivo para os alunos assistidos pela Universidade, por meio da Fump, nos níveis I, II e III.

Apenas o restaurante universitário da Faculdade de Direito terá sua reabertura adiada por alguns dias. O bandejão está passando por uma reforma para melhorar a renovação contínua do ar no ambiente, com foco na mitigação da transmissão do novo coronavírus. A previsão é que a reabertura ocorra ainda nas primeiras semanas de aula.

Geridos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), todos os bandejões da UFMG ganharam nova configuração antes de reabrir, com mesas mais espaçadas e divisórias de acrílico dispostas sobre as mesas, de modo a evitar o contato direto entre os usuários. Também foram feitas adaptações individuais em cada restaurante, como no caso do RU Setorial II, que ganhou ventilação mecânica.

Campus Pampulha
No campus Pampulha, o restaurante setorial 2, localizado nas imediações da Faculdade de Farmácia, servirá café da manhã das 7h às 8h10 e almoço das 11h às 14h, sem jantar nem atendimento aos sábados. O setorial I, que fica perto da Faculdade de Educação, servirá almoço das 11h às 14h e o jantar das 17h30 às 19h, sem café da manhã. Lá haverá almoço aos sábados, das 11h30 às 13h30.

Em resumo: no campus Pampulha, o café da manhã é no setorial 2, o almoço será fornecido nos dois bandejões, e o jantar e o almoço dos sábados serão no setorial 1, configurando a mesma escala dos tempos pré-pandêmicos.

Todas as mesas dos restaurantes universitários ganharam divisórias de acrílico, para se evitar o contato entre os usuários
As mesas dos restaurantes universitários foram equipadas com divisórias de acrílico para evitar o contato entre os usuários Foto: Ewerton Martins Ribeiro | UFMG

Campi Saúde e Montes Claros
No Instituto de Ciências Agrárias (ICA), os horários são os seguintes: café da manhã, das 6h45 às 8h, almoço, das 11h às 13h30, jantar, das 17h30 às 19h30, e almoço aos sábados, das 11h15 às 13h.

Em Montes Claros, em razão de um decreto municipal, é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19 (em papel ou pelo aplicativo Conecte SUS) ou teste RT-PCR negativo (feito com antecedência máxima de 72 horas) para frequentar qualquer restaurante, inclusive o bandejão da UFMG.

No campus Saúde, os horários são: café, das 7h às 8h, almoço, das 11h às 14h, jantar, das 17h30 às 19h, e almoço aos sábados, das 11h30 às 13h30. A tabela com todos esses horários está no site da Fump.

Preços
Os preços das refeições variam conforme as categorias. Estudantes pagam R$ 5,60 por refeição, mas os assistidos pela Fump têm preços reduzidos. Os assistidos do nível IV pagam R$ 2,90 por refeição, enquanto aqueles classificados nos níveis II e III pagam R$ 1. Os assistidos do nível I têm gratuidade em todas as refeições.

Os profissionais que atuam na Universidade também podem almoçar nos bandejões, assim como eventuais visitantes. Há uma tabela específica para essas categorias: servidores técnico-administrativos e funcionários das fundações de apoio pagam R$ 6 por refeição; os professores e prestadores de serviço terceirizados desembolsam R$ 8,50. Os visitantes pagam R$ 11,50 por refeição.

Para frequentar os restaurantes universitários, os estudantes devem apresentar carteira única da UFMG ou comprovante de matrícula acompanhado de documento oficial com foto e CPF. Profissionais precisam mostrar sua carteira funcional no caixa.

Ewerton Martins Ribeiro