Institucional

Participação popular em decisões é fundamental, avaliam Sandra Goulart e Rogério Correia

Reitoria da UFMG recebe mais um pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte para discutir parcerias e perspectivas de colaboração

Sandra Goulart apresentou o mapa do campus Pampulha a Rogério Correia
Sandra Goulart apresentou o mapa do campus Pampulha a Rogério Correia Foto: Jebs Lima

A reitora Sandra Goulart Almeida recebeu a visita do deputado federal Rogério Correia (PT) nesta terça-feira, 26 de junho, e de sua coordenadora de campanha, a deputada estadual Macaé Evaristo (PT), entre outros colaboradores.

Durante o encontro, Correia destacou a participação social como eixo de sua proposta para a gestão municipal, com o fortalecimento das regionais, de modo a descentralizar a administração. O pré-candidato lembrou a experiência do Orçamento Participativo, no qual a população decide como aplicar os recursos em obras e serviços que serão executados na cidade, adotada em governos anteriores do Partido dos Trabalhadores na capital.

O deputado também destacou a preocupação com o meio ambiente em seu plano de governo e falou sobre a intenção de transformar a Serra do Curral, que circunda Belo Horizonte, em um parque nacional. Ele disse que avalia uma “meta mais ousada” para o plantio de árvores na cidade, que poderia chegar a uma por habitante.

Stock Car
Correia enfatizou a necessidade de envolver a população nas discussões sobre políticas públicas e questões relacionadas à cidade e se sensibilizou com a situação da UFMG e dos moradores da região da Pampulha, que foram excluídos da decisão da Prefeitura de Belo Horizonte de realizar a corrida automobilística Stock Car, prevista para o próximo mês de agosto, no entorno da Universidade e do estádio Mineirão.

A reitora disse que a medida foi tomada “atropelando a UFMG” e lembrou que 72% da população da capital é contra a realização da prova na Pampulha, segundo pesquisa de opinião encomendada pela Record TV. Também falou sobre seu dever de tomar providências para proteger os animais da Escola de Veterinária, do Hospital Veterinário e do Biotério da UFMG – ameaçados pelos altos níveis de ruído que serão emitidos pelos carros durante a competição –, em cumprimento às recomendações do Conselho Universitário e do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

Goulart destacou a necessidade da PBH assegurar o acesso da comunidade universitária ao campus Pampulha durante os dias de realização da prova (incluindo a montagem e desmontagem do circuito), visto que as datas estão previstas como dias letivos no calendário escolar da UFMG.

Parcerias
Assim como nos encontros com Paulo Brant, Gabriel Azevedo, Mauro Tramonte e Duda Salabert, Sandra Goulart mencionou diversas parcerias da UFMG com a PBH, como na gestão da UPA Centro-Sul e do Hospital Risoleta Tolentino Neves, que atende à população das regiões Norte e Venda Nova da capital  e na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Alaíde Lisboa.

Rogério Correia falou, ainda, sobre a intenção de fazer um mapeamento da educação na capital e da preocupação de garantir “creche integrada para todas as crianças”, além de promover um aprendizado que leve à formação profissional e à garantia de emprego no futuro. 

Trajetória
Nascido em Belo Horizonte, em 1958, Rogério Correia de Moura Baptista foi professor de matemática e de física e um dos fundadores do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE) e do PT. Atuou como deputado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em quatro legislaturas, como vereador de Belo Horizonte por três mandatos e atualmente está no segundo mandato como deputado federal.