Evento cultural

Com curadoria de professor da EBA, exposição na Casa Fiat reúne seleção inédita de obras de colecionadores

Está aberta à visitação gratuita, até 30 de junho de 2024, na Casa Fiat de Cultura, a exposição Visível sensível: do colecionismo ao museu, que reúne esculturas, pinturas, desenhos e gravuras dos séculos 20 e 21, reunidas ao longo de quase seis décadas. A mostra, que tem curadoria do professor Rodrigo Vivas, da Escola de Belas Artes da UFMG, destaca a importância das coleções privadas para a preservação da arte no Brasil com um recorte de 50 obras que pertencem ao Centro de Memória Usiminas, localizado em Ipatinga (MG).

A exposição destaca a diversidade do acervo com obras de artistas renomados como Amilcar de Castro, Tomie Ohtake e Siron Franco, criando não um percurso linear, mas uma espécie de constelação de diferentes períodos e visões. Temas como colecionismo, diálogos entre obras e espectadores e narrativas simbólicas são abordados nas obras. Rodrigo Vivas ressalta que a mostra revisita a arte de Minas Gerais e do Brasil, promovendo a formação e difusão de coleções. A exposição ainda possibilita ao público apreciar obras inéditas e explorar novas formas de vivenciar a arte.

Na galeria principal, Visível sensível é dividida em seis núcleos temáticos. Diálogos íntimos com o espectador apresenta esculturas interativas de artistas como Bruno Giorgi e Franz Weissmann. Desejo narrativo exibe obras com narrativas religiosas e alegóricas de Jorge dos Anjos e Lêda Gontijo. Representações do visível foca na figuração com trabalhos de Chanina e Yara Tupynambá. Entre a razão e a imaginação explora a arte não figurativa com obras de Amilcar de Castro e Tomie Ohtake. Desvelamentos e incorporação destaca pinturas texturizadas de Mário Azevedo e Amélia Toledo. Por fim, Assimilações e hibridismos investiga a hibridização das artes com obras de Marco Túlio Resende e Marcos Coelho Benjamin.

O curador
Professor de graduação e pós-graduação na Escola de Belas Artes, Rodrigo Vivas tem doutorado em História da Arte e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na UFMG, ele coordena o grupo de pesquisa Memória das Artes Visuais de Belo Horizonte. Vivas dirigiu o Centro Cultural UFMG, foi titular da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, que deu origem à Pró-reitoria de Cultura (Procult), e coordenou os festivais de Inverno e Verão. Atualmente, é membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA) e curador do Centro de Memória Usiminas.

O horário de funcionamento da Casa Fiat de Cultura, localizada na Praça da Liberdade, 10, é de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Descrição Imagem
Obra de Nello Nuno exposta em 'Visível sensível: do colecionismo ao museu' Foto: divulgação

Exposição Visível sensível: do colecionismo ao museu
Visitação: até 30 de junho de 2024