[Opinião] UFMG e Montes Claros: histórias que se entrelaçam

Campus regional representa a consagração do projeto de vida de jovens e famílias do Norte e Nordeste de Minas

Vista de Montes Claros, cidade polo do Norte de Minas onde a UFMG está presente há 56 anos Foto: Lucas Braga | UFMG

Um lugar de múltiplas funcionalidades, com estilos de vida diferenciados, de culturas tradicionais e modernas. Centro de educação, tecnologia e inovação do Norte de Minas, o campus universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros já soma 56 anos de história.

Aqui, a UFMG encontrou terreno fértil para cultivar o conhecimento. Alinhada à vocação agrária da região, iniciou essa trajetória em 1958. De Colégio Agrícola “Antônio Versiani Athayde”, que oferecia cursos de formação profissional de segundo grau, evoluiu para o Núcleo de Tecnologia em Ciências Agrárias, com cursos superiores de curta duração, até chegar ao estágio de campus avançado da UFMG, com formações de graduação, mestrado e doutorado.

O campus regional da UFMG em Montes Claros representa a consagração do projeto de vida de muitos jovens e famílias do Norte e Nordeste de Minas, especialmente de Montes Claros. O nosso campus é visto como um ambiente acadêmico dinamizador da economia da cidade e estratégico para a consolidação da presença da UFMG na mesorregião de Minas.

A inserção da UFMG na cidade de Montes Claros tem potencializado os seus serviços de habitação, de alimentação, de lazer e outras atividades econômicas. O campus transcende as salas de aula e os laboratórios, promovendo atividades de extensão e o resgate dos saberes tradicionais das populações locais e colaborando para o desenvolvimento social e educacional da comunidade. A nossa trajetória histórica comprova os avanços na qualidade de ensino, na pesquisa regional e nas ações de extensão que promovem transformações de ambientes outrora inóspitos. Em suma, a Universidade Federal de Minas Gerais vem experimentando, em Montes Claros, nos últimos anos, um crescimento satisfatório no seu capital físico e intelectual.

Essa relação de compartilhamento tem proporcionado, entre outros ganhos, o processo de expansão do tecido urbano de Montes Claros, por meio da atração de uma população jovem em busca dos cursos superiores, mais precisamente na área de Ciências Agrárias.

As características específicas do semiárido mineiro e as riquezas culturais da região compõem um conjunto único de grande importância para todo o estado. Polo de desenvolvimento regional, o município abriga grandes empresas nacionais e multinacionais. Montes Claros e a UFMG mantêm uma dimensão de correlação intrínseca e simbiótica. Neste 3 de julho de 2024, dia em que a cidade de Montes Claros completou 167 anos, dos quais 56 compartilhados com o campus regional da Universidade Federal de Minas Gerais, oferecemos à cidade novas possibilidades para contribuir com o desenvolvimento local. Essa relação de compartilhamento tem proporcionado, entre outros ganhos, o processo de expansão do tecido urbano de Montes Claros, por meio da atração de uma população jovem em busca dos cursos superiores, mais precisamente na área de Ciências Agrárias. Esse cenário tem possibilitado à UFMG a implementação de dispositivos regimentais para aumentar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação e, consequentemente, ampliar o número de vagas.

A UFMG assume o permanente desafio de praticar uma política de assistência estudantil que visa garantir a permanência dos estudantes em todo o percurso acadêmico, contribuindo para a redução de desigualdades sociais e para a equalização de oportunidades no acesso à educação superior pública. Em que pese a relevância dos programas de alimentação, de assistência à saúde e de bolsas e estágios, o acesso à moradia tem sido o carro-chefe da política de assistência da UFMG na região. A falta de moradia é, sem dúvida, uma das maiores barreiras de acesso ao ensino superior, e o campus Montes Claros obteve avanços notáveis nesse campo, com a recente expansão de vagas de sua moradia, que hoje tem capacidade para acolher 148 residentes. Uma moradia universitária transcende o ambiente físico formado por quarto, banheiro, cozinha e outras acomodações. A moradia é também um espaço – no sentido sociológico – em que barreiras são quebradas para favorecer a construção de ambientes multiculturais. É também um lugar de formação (saber construído) e de inserção de práticas de fortalecimento do sujeito (integração e acolhimento, socialização e vivência).

Há 56 anos, a UFMG plantou uma semente no semiárido mineiro, e essa semente gerou frutos maravilhosos. Obrigado, Montes Claros! São 167 anos de uma história de progresso que está só começando. A UFMG se orgulha de fazer parte dessa trajetória, oferecendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade e socialmente relevantes.

Artigo publicado na edição impressa do Novo Jornal de Notícias, de Montes Claros, em 3 e 4/7/2024.

Hélder dos Anjos Augusto | diretor do campus da UFMG em Montes Claros