Arte e Cultura

Orquestra da Polícia Militar homenageia as mães em concerto na Faculdade de Medicina

Orquestra é a única do gênero na América Latina
Orquestra é a única do gênero na América Latina Foto: OSPM/Divulgação

A Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais (OSPM) se apresenta no campus Saúde da UFMG, nesta quarta-feira, dia 4, na abertura das comemorações do Dia das Mães. A apresentação ocorre às 15h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, e é aberta ao público.

A apresentação também tem o objetivo de estimular a integração de funcionários, pacientes e acompanhantes do Hospital das Clínicas e de difundir a música, a arte e a cultura em todo o campus.

O evento integra a campanha Mãe é tudo isso e muito mais, que contará ainda com outras ações. O Instituto Hahaha percorrerá todos os andares do HC no dia 5, quando fará uma serenata para as mães. No dia 6, haverá um encontro de mulheres que foram mães por meio do Laboratório de Reprodução Humana do HC-UFMG. Já no dia 7 é a vez do Coral Adorart celebrar a data, a partir de 14h, na maternidade, na pediatria e no 10º andar do hospital.

Única na América Latina
A Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais é a única do gênero na América Latina. Considerada patrimônio cultural de Minas Gerais, a OSPM executará repertório em que mesclará o erudito e o popular. Além de apresentações tradicionais com o formato orquestral, seus instrumentistas desenvolvem trabalhos de música de câmara em solenidades cívicas e em projetos sociais. Conta com 51 integrantes, sendo 49 praças e dois oficiais.