Arte e Cultura

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta no gramado da Reitoria, na próxima terça

Filarmônica se apresentou na UFMG pela primeira vez em maio de 2009, no ciclo
Filarmônica se apresentou na UFMG pela primeira vez em maio de 2009, no ciclo "Sentimentos do Mundo" Andre Fossati

Na próxima terça-feira, 13, às 18h30, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fará concerto aberto ao público, no gramado da Reitoria, no campus Pampulha. Organizada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a apresentação inaugura a série UFMG, 90: muitas culturas, vertente artístico-cultural da programação do aniversário de 90 anos da Universidade. O concerto também integra a série Concertos na praça, na qual a Filarmônica realiza apresentações abertas e ao ar livre com o objetivo de popularizar a música erudita e formar plateias.

Quatro obras serão executadas: O aprendiz de feiticeiro, do francês Paul Dukas (1865-1935); Orfeu no inferno: abertura, do franco-alemão Jacques Offenbach (1819-1880); Uma noite no Monte Calvo, do russo Modest Mussorgsky (1839-1881) e Dança macabra, do francês Camille Saint-Saëns (1835-1921). A orquestra promete uma apresentação didática e interativa, em que instrumentos e detalhes das peças serão explicados ao público entre as execuções.

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais conta com 90 músicos, de 17 diferentes nacionalidades – dez deles se formaram na UFMG. A apresentação no campus Pampulha também marca a comemoração da décima temporada da orquestra, que iniciou suas atividades em fevereiro de 2008.

Filarmônica na UFMG
Data: 13 de junho de 2017
Horário:18h30
Local: Gramado da Reitoria

Programa
Uma noite no Monte Calvo, de Mussorgsky
Orfeu no inferno: abertura, de Offenbach
Dança macabra, de Saint-Saëns
O aprendiz de feiticeiro, de Dukas