Formas de Ingresso

Mostra Sua UFMG: novo videocast focaliza os cursos de História, Geografia e Turismo

Coordenadoras defendem a formação de profissionais comprometidos com a complexidade histórica, geográfica e cultural do país

No mais recente episódio da série de videocasts da Mostra Sua UFMG, o estudante Pedro Gonçalves conduz uma conversa com as professoras Lussandra Martins Gianasi, do curso de Geografia, Ana Paula Caldeira, do curso de História, e Ana Paula Guimarães, do curso de Turismo. Além de explicar aspectos curriculares e oportunidades profissionais oferecidas em cada uma das graduações, as docentes defendem a formação de profissionais críticos e comprometidos com a complexidade histórica, geográfica e cultural brasileira e com uma visão ampliada dos problemas, de modo a desenvolver releituras do espaço e a entrelaçar o presente, o passado e o futuro.

Os episódios dos videocasts vão ao ar às terças e quintas, às 11h, no canal da TV UFMG no Youtube, com versão em podcast para o Spotify. A série, que se propõe a apresentar os 91 cursos de graduação da UFMG, é realizada por meio de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom). O objetivo é esclarecer dúvidas dos estudantes do ensino médio e ajudá-los na escolha da carreira.

Mostra Sua UFMG
Neste ano, a Mostra Sua UFMG adota formato híbrido, com evento presencial neste sábado, 20 de maio, que foi precedido de interações no site da Mostra e nas redes sociais. Esses canais exibem vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e oferecem informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG, além dos videocasts.

O evento anual é uma oportunidade de apresentação dos cursos de graduação da Universidade para estudantes e egressos do ensino médio e comunidades escolares. Até 2019, foi realizado em formato presencial e chegou a reunir até cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, a mostra não foi realizada em 2020 e ocorreu em formato digital nos dois últimos anos.