Notícias Externas

Outubro Rosa conscientiza sobre prevenção do câncer de mama

Ações ao longo deste mês também destacam ações de prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero

Outubro Rosa colore monumentos e prédios como o do Senado Federal, em Brasília
Outubro Rosa colore monumentos e prédios como o do Senado Federal, em Brasília Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Outubro é o mês das campanhas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, na cidade de Nova Iorque, quando foi realizada a 1ª Corrida pela Cura na cidade.

No Brasil, as campanhas de conscientização são realizadas desde 2002 e, desde 2011, o câncer de colo do útero também tem sido incluído nessas mobilizações. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um de cada quatro tipos de câncer que afetam as mulheres é de mama, e é esse tipo de câncer o que mais mata no mundo.

Estima-se que em 2019 sejam diagnosticados, no Brasil, 59,7 mil casos de câncer de mama. A mortalidade no país chega a 29%, que é maior que a mortalidade mundial, em torno de 25%.

A médica mastologista Debora Balabram esclareceu dúvidas sobre o câncer de mama em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 1º.

Ouça a conversa com Luíza Glória

As campanhas de conscientização colorem de rosa vários monumentos ao redor do mundo, inclusive na capital mineira. O Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, terá sua fachada decorada com as cores do movimento durante todo o mês de outubro, das 18h às 22h.

Produção de Jaiane Souza, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória