Ensino

Panorâmica, da TV UFMG, exibe produções dirigidas por mulheres

Documentário e quatro animações compõem a edição de abril do programa

Machismo, binarismo, papéis sociais de gênero, feminismo e a própria condição da mulher na escola e na sociedade são abordados no documentário Voz delas, dirigido por Fernanda Ribeiro, uma das produções que compõem a edição de abril do programa Panorâmica, da TV UFMG. 

O filme, lançado em 2017 pelo Programa de Iniciação à Docência (Pibid História) da Faculdade de Educação, reúne relatos de estudantes secundaristas das escolas estaduais Pedro II e Walt Disney, em Belo Horizonte. A produção é caracterizada pela presença majoritária de entrevistas, com poucas imagens de cobertura, característica que acaba por potencializar o  discurso das jovens. 

Animações
O programa é completado por quatro animações, todas dirigidas por mulheres. Improvisação sobre temas secretos, de Juliana Rabello, é baseada em música e utiliza técnica de desenho livre. Sua trilha sonora, típica das elaboradas para as ficções científicas, embala os movimentos e as transformações dos objetos em cena. 

No curta-metragem Paralaxe, dirigido por Vanessa Oliveira, dois cientistas se envolvem em um confronto na busca pela verdade. O filme tem uma atmosfera cômica e reúne referências à fotografia como metáfora para a subjetividade humana. A terceira animação é Francisco, inspirada no conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa. O curta, dirigido por Tereza Moura, conta a história de um homem que abandona a família para viver solitariamente em uma canoa no rio São Francisco. A animação foi feita com xilogravuras entalhadas em cedro e impressas em papel vegetal. 

Para finalizar, será exibido Breves instantes, outro curta que explora técnicas alternativas de animação. Utilizando a serragem como matéria-prima, o filme resgata a tradição dos tapetes confeccionados em procissões e celebrações religiosas no interior de Minas Gerais. A direção é de Mírian Rolim.


 O Panorâmica estreou na última segunda-feira, dia 16, no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV). Ele será reprisado às terças, às 12h15, quartas e sextas, às 19h30, e aos sábados, às 20h. O programa também está disponível no canal da TV UFMG no Youtube.  

Equipe

Roteiro e direção: Ana Fatorelli
Produção: Otávio Alves
Edição: Márcia Botelho