Panorâmica, da TV UFMG, exibe filmes realizados por professores da EBA

Entre a comédia e o drama, produções apresentam retrospectivas históricas, reflexões sociais e narrativas de viés educativo

Espaço de ensino, pesquisa e extensão, a Escola de Belas Artes é também um ambiente criativo onde se encontram realizadores de importantes trabalhos artísticos e culturais. Nessa unidade, os alunos se envolvem com os mais variados projetos nas áreas de dança, teatro, cinema e artes digitais.

Uma amostra da produção audiovisual de professores da Unidade pode ser vista na edição de março do programa Panorâmica, da TV UFMG, que foi ao ar nesta quinta-feira, dia 15. Integram a programação o documentário MORITVRI MORTVIS: os construtores de túmulos do Bonfim, de Maurício Gino; o curta-metragem Filoctetes, de Luiz Nazario, e as animações Bandeira, de Antônio Fialho, e Bequadro e Sistema digestório, ambas de Simon Brethé.

MORITVRI MORTVIS: os construtores de túmulos do Bonfim conta a história do mais antigo cemitério de Belo Horizonte. O filme faz um mergulho nos bastidores da construção dos túmulos por meio de depoimentos de artistas que trabalharam no cemitério.

Dirigido pelo professor Luiz Nazario, Filoctetes mostra um intenso e cômico monólogo de um ator solitário, ensaiando uma peça de Sófocles enquanto é constantemente interrompido por ligações em seu telefone. Protagonizado por Guará Rodrigues, ator brasileiro falecido em 2006, o filme foi rodado inteiramente em um único plano sequência.

Em um mundo dominado por cães, um tamanduá-bandeira tenta fazer o melhor que pode para garantir o seu sustento. Esse é o enredo de Bandeira, curta-metragem animado que evoca uma reflexão acerca do sistema de classes, retratando como as diferenças de cunho socioeconômico impactam a vida de suas personagens.

O professor Simon Brethé produziu as animações Bequadro e Sistema digestório. A primeira se passa no interior de uma pauta musical e traz à tona a rivalidade entre dois maestros que disputam a regência da mesma orquestra. Sistema digestório relata a jornada de um grupo de alimentos dentro do aparelho digestivo humano.

O programa Panorâmica pode ser assistido no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV), às terças, às 12h15, quartas e sextas, às 19h30, e aos sábados, às 20h. A atração também está disponível no canal da TV UFMG no Youtube.

Roteiro e direção: Ana Fatorelli
Produção: Otávio Alves