Extensão

Para ampliar alcance, Marcha Virtual pela Ciência é adiada para 7 de maio

Evento é apoiado pela SBPC

Edição presencial da marcha pela ciência realizada em Belo Horizonte, em 2017
Edição presencial da marcha pela ciência realizada em Belo Horizonte, em 2017 Tacyana Arce / UFMG

Nos últimos anos, a Marcha Nacional pela Ciência levou milhares de pessoas às ruas de Belo Horizonte e de outras cidades do Brasil para reivindicar investimentos em pesquisa, ciência e nas agências de fomento. Em 2020, devido à necessidade de isolamento social imposto pela Covid-19, a marcha presencial não vai ocorrer, mas o evento não deixará de reunir grande contingente de pessoas “em defesa da saúde, da educação e da democracia”, tema da edição de 2020. 

Justamente por almejar ter alcance nacional, o encontro, que seria realizado na última quinta-feira, 23 de abril, foi remarcado para 7 de maio. A manifestação será coberta pelas redes sociais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A Marcha Virtual pela Ciência contará com a participação de estudantes, professores e pesquisadores da UFMG e com o apoio da Pró-reitoria de Extensão por meio da Diretoria de Divulgação Científica (DDC). “A decisão pelo adiamento deve-se a três fatores: dar mais tempo para que as instituições preparem suas intervenções, favorecer a participação de um maior número de agentes e promover articulação com instituições nacionais, para assim conseguirmos uma repercussão em todo o país”, destaca o professor Luciano Mendes, da Faculdade de Educação da UFMG e secretário regional da SBPC em Minas Gerais.  

Além de ter influenciado a mudança da estrutura de realização do evento, a pandemia também constará das discussões dos seminários on-line e dos "tuitaços", previstos para 12h e 18h, com o uso das hashtags #paCtopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. Estão previstos ainda debates acerca da crise da ciência no Brasil, do desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde e da necessidade de apoiar as camadas vulneráveis da sociedade.  

Contribuições
Representantes de entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes ou professores podem contribuir para a Marcha Virtual pela Ciência, produzindo um vídeo ou depoimento escrito sobre temas relacionados a ciência, educação e saúde, como forma de convocação para o evento. Os vídeos podem ter de 30 segundos a um minuto de duração e devem ser iniciados com uma breve apresentação. Esse material, que deve ser enviado para o endereço marchavirtual@sbpcnet.org.br, será divulgado nas redes sociais da SBPC uma semana antes do evento. 

Leia mais sobre o assunto em matéria publicada pela SBPC. A Marcha Virtual pela Ciência poderá ser acompanhada nas redes sociais da entidade: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão (Proex)