Para conselho da Cres, reitora é ‘vítima de violência institucional’

Organizadores da Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe denunciam perseguição às universidades brasileiras

A comunidade do ensino superior da América Latina e do Caribe recebeu com “angústia e preocupação” a tentativa de sanção à reitora Sandra Regina Goulart Almeida por parte da Controladoria Geral da União (CGU). A manifestação foi registrada em nota divulgada pelo Conselho de Administração do Escritório de Acompanhamento do Plano de Ação da Cres 2018 (Terceira Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe), sediado em Córdoba, Argentina.

No comunicado, os professores Hugo Juri, reitor da Universidade Nacional de Córdoba, Francisco Tamarit e Mirian Carbalho, todos integrantes do Conselho, sustentam que a reitora é “vítima de violência institucional exercida pelas autoridades federais da República Federativa do Brasil” e que o sistema universitário brasileiro, “um dos mais importantes e vigorosos da região”, tem sido alvo de constante perseguição do atual poder executivo.

“Expressamos nossa solidariedade com a Reitora, com toda a comunidade educacional da UFMG e com toda a rede federal de ensino superior do Brasil, na esperança de que esses ataques cessem imediatamente”, finaliza a nota.

A sanção imposta à reitora por meio de processo administrativo
disciplinar instaurado pela CGU foi revogada por medida liminar do Tribunal Superior de Justiça (STJ).