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O que é o fact-checking?

Agência Lupa, a primeira a se especializar em checagem de fatos no Brasil está junto da UFMG Educativa para ajudar eleitores e eleitoras a tomarem decisões com base em informações verídicas

Imagem de Divulgação do Twitter @agencialupa
Imagem de Divulgação do Twitter @agencialupa

Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais vai ocorrer no dia 15 de novembro. Em meio à propagação de notícias falsas, as decisões de eleitores e eleitoras precisam se embasar em fontes confiáveis e informações verídicas. Nesse contexto, vem ganhando força uma técnica jornalística conhecida em inglês como fact-checking. A tradução para o português é “checagem de fatos”. O trabalho consiste em verificar declarações públicas feitas por políticos e outras personalidades de destaque, buscando corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. 

Para a cobertura da disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, a Rádio UFMG Educativa fez uma parceria inédita com a Agência Lupa, primeira no Brasil a se especializar em fact-checking. Além das inserções diárias na programação, o programa Conexões recebeu nesta sexta-feira, dia 06, a jornalista Natália Leal, diretora de conteúdo da Agência Lupa, para saber mais sobre o trabalho de checagem de fatos. 

"Existe uma série de passos que são feitos durante a verificação para que esse trabalho seja transparente e alinhado com os princípios do International Fact-checking Network, que é a grande rede que reúne os checadores de fatos em todo o mundo. A Lupa trabalha muito forte com os princípios de transparência e objetividade”, afirma Natália.

Em um contexto de excesso de informações, Natália relembra da importância de reeducar as pessoas para que, antes de divulgarem tudo que recebem,  duvidem e busquem a checagem. “A Lupa tem práticas de educação midiática, que é o que a gente chama de Lupa Educação, em que a gente ensina algumas técnicas de verificação e checagem de fatos. A Lupa tem uma campanha que faz um convite à reflexão. Para que as pessoas antes de terem certeza, que elas tenham a dúvida”, ressalta a jornalista.

Ouça a conversa com Luíza Glória

A parceria da Agência Lupa com a Rádio UFMG Educativa faz parte do projeto Democracia Digital, que nas eleições de 2020 propôs distribuir gratuitamente conteúdos de checagem para várias emissoras de rádio universitárias espalhadas pelo Brasil. O projeto também é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia e Equidade e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, e conta com o apoio do WhastApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil.   

Saiba mais sobre a Agência Lupa na página do projeto.

Produção: Tiago de Holanda
Publicação: Isadora Oliveira, sob orientação de Luíza Glória