Notícias Externas

Parte do imposto de renda pode ser destinada a projetos culturais, esportivos e sociais

Pessoas físicas podem reverter até 6% do imposto devido; empresas podem destinar 4%

Você sabia que é possível destinar parte do imposto de renda que você paga para iniciativas culturais e projetos sociais? O Imposto de Renda do Bem é um movimento para incentivar as pessoas físicas a reverterem até 6% do imposto para apoio a iniciativas e ações transformadoras que beneficiam a sociedade.

O advogado tributarista especializado em leis de incentivo Renato Paixão, que é idealizador do Imposto de Renda do Bem, falou sobre o projeto em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa. A conversa foi ao ar na edição desta quarta-feira, 20 de dezembro.

“As leis de incentivo possibilitam que o contribuinte que paga imposto de renda destine parte desse imposto a iniciativas de cunho cultural, social e esportivo. No caso das pessoas físicas, podem ser revertidos 6% do imposto devido. As empresas podem destinar 4% para essa finalidade”, explicou.

A lei que permite tal destinação existe há 25 anos, mas ainda é bastante desconhecida da população. “O governo talvez não tenha interesse de divulgar, porque estaria deixando de entrar dinheiro do imposto de renda nos cofres públicos”, afirmou.

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-20-12-2017.mp3

As formas de contribuir, de cálculo e outras informações sobre o projeto podem ser consultadas no site do Imposto de Renda do Bem.

Imposto de Renda do Bem: movimento incentivar destinação de parte do imposto para iniciativas e ações transformadoras
Imposto de Renda do Bem: movimento incentivar destinação de parte do imposto para iniciativas e ações transformadoras Marcelo Camargo/Agência Brasil / CC BY 2.0/ Flickr: http://bit.ly/2p1TY7G