Parte do imposto de renda pode ser destinada a projetos culturais, esportivos e sociais
Pessoas físicas podem reverter até 6% do imposto devido; empresas podem destinar 4%
Você sabia que é possível destinar parte do imposto de renda que você paga para iniciativas culturais e projetos sociais? O Imposto de Renda do Bem é um movimento para incentivar as pessoas físicas a reverterem até 6% do imposto para apoio a iniciativas e ações transformadoras que beneficiam a sociedade.
O advogado tributarista especializado em leis de incentivo Renato Paixão, que é idealizador do Imposto de Renda do Bem, falou sobre o projeto em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa. A conversa foi ao ar na edição desta quarta-feira, 20 de dezembro.
“As leis de incentivo possibilitam que o contribuinte que paga imposto de renda destine parte desse imposto a iniciativas de cunho cultural, social e esportivo. No caso das pessoas físicas, podem ser revertidos 6% do imposto devido. As empresas podem destinar 4% para essa finalidade”, explicou.
A lei que permite tal destinação existe há 25 anos, mas ainda é bastante desconhecida da população. “O governo talvez não tenha interesse de divulgar, porque estaria deixando de entrar dinheiro do imposto de renda nos cofres públicos”, afirmou.
As formas de contribuir, de cálculo e outras informações sobre o projeto podem ser consultadas no site do Imposto de Renda do Bem.