Passaporte Cultural UFMG: atividades culturais e arte também são conhecimento

Ofertada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a iniciativa pode compor a formação dos estudantes de graduação

Espetáculos, exposições artísticas, visitas a museus. Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais podem aproveitar a participação nessas e em outras atividades culturais como horas na graduação, por meio do passaporte cultural, ofertado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), que faz parte da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos.

No segundo semestre letivo de 2021, o passaporte cultural passou a ser ofertado como disciplina, permitindo que discentes não matriculados em alguma disciplina da Formação Transversal aproveitem as horas investidas nas atividades.
Para transformar a participação em atividades artísticas e culturais em créditos, o estudante pode primeiro se inscrever na Formação Transversal e realizar disciplinas e as atividades previstas, ou solicitar os créditos após a participação nas atividades, como explica Mônica Ribeira, diretora adjunta da DAC UFMG, no vídeo abaixo. Os discentes podem fazer a escolha por aproveitar 30 ou 60 horas.

Curadoria das atividades
As atividades aceitas pelo passaporte cultural são ofertadas por espaços parceiros da Diretoria de Ação Cultural ou que pertençam à UFMG. Entre os espaços estão o Centro Cultural UFMG; o Campus Cultural UFMG em Tiradentes; o Conservatório UFMG; o Espaço do Conhecimento UFMG; o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG, além de outros centros de cultura em Belo Horizonte, como o Museu Mineiro, o Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, o Centro Cultural Minas Tênis, entre outros. A lista completa dos espaços pode ser encontrada no site da DAC.

Os discentes interessados podem solicitar, junto à DAC, o passaporte físico para preenchimento conforme a realização das atividades, estando também disponível um modelo adaptado para pessoas com baixa visão.

Cultura e artes como formação
A Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, ofertada pela DAC, existe na UFMG desde 2016. De acordo com o professor Fernando Mencarelli, diretor da DAC, o objetivo é “reconhecer a importância das atividades artísticas e culturais na formação dos discentes”.

Equipe: Pablo Paixão (produção);Otávio Zonatto (edição de imagens); Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)