Notícias Externas

Patativa do Assaré completaria 110 anos nesta semana

Antônio Gonçalves da Silva carrega esse apelido pela beleza de sua poesia sonora, em referência ao canto da ave conhecida como Patativa

Estátua de Patativa no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza
Estátua de Patativa no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza Foto: Ministério da Cultura / CC BY 2.0 / Wikimedia: https://bit.ly/2tTEEcS

Nascido em 5 de março de 1909, segundo filho de pequenos agricultores, Antonio Gonçalves da Silva, internacionalmente conhecido como Patativa do Assaré, foi batizado em 25 de abril e registrado apenas anos depois, em 26 de junho de 1917.

Patativa do Assaré viveu durante quase um século, com muita poesia. Seu torrão natal é o Sítio Serra de Santana, a 18 quilômetros da cidade de Assaré, ao sul do Ceará. 

Antônio Gonçalves da Silva carrega esse apelido – Patativa do Assaré – pela beleza de sua poesia sonora, em referência ao canto da ave conhecida como Patativa.

O jornalista Gilmar de Carvalho, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), falou sobre a vida e a obra de Patativa do Assaré, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 7.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael