Extensão

​Pbext 2021 apoiará cursos de extensão universitária

Prazo para submissão de propostas termina na segunda, 11 de outubro

Treinamento de alunos do projeto de extensão de ginástica aeróbica esportiva antes da pandemia
Treinamento de alunos do projeto de extensão de ginástica aeróbica esportiva antes da pandemia Lucas Braga | UFMG

Servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG têm até segunda-feira, 11 de outubro, para inscreverem propostas no edital de fomento de bolsas de extensão para programas, projetos e cursos de extensão universitária (Pbext).

As propostas devem ser submetidas no sistema de fomento da Pró-reitoria de Extensão (Proex). As bolsas terão vigência de março de 2022 a fevereiro de 2023 (máximo de 12 meses).

O objetivo do programa é estimular a participação dos estudantes em extensão universitária, de forma a contribuir para a sua formação acadêmica e despertar o espírito crítico e a atuação profissional pautada na cidadania, na função social da educação superior e na interação dialógica com a sociedade.

As bolsas na modalidade Pbext serão destinadas a estudantes de graduação da Universidade. A modalidade Pbext Ação Afirmativa é aberta exclusivamente a estudantes classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) ou que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas.

No momento da submissão, as propostas devem apresentar status "ativo" no Sistema de Informação da Extensão (Siex). Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta e, para fins de registro no Siex, ele deverá constar como coordenador.

Novidades
A principal novidade deste ano é a possibilidade de apresentação de cursos de extensão. Nesse caso, o curso deve obrigatoriamente estar vinculado a um programa ou projeto de extensão e não cobrar taxa de inscrição ou mensalidades de participantes.

O edital traz ainda novo quadro de quesitos de avaliação e consolida o processo de avaliação dupla, em que dois avaliadores distintos emitem seus pareceres e, na sequência, a Câmara de Extensão julga as propostas.

Os proponentes poderão visualizar todos os pareceres – dos avaliadores e o parecer conclusivo da Câmara de Extensão – no Sistema de Fomento.

O resultado preliminar será divulgado no dia 14 de janeiro de 2022. O resultado final está previsto para 4 de fevereiro.

Todas as informações estão disponíveis no edital 01/2021, abrigado na página da Proex. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail fomento@proex.ufmg.br ou esclarecidas pelo telefone (31) 3409-3928.