Pedalada Femininja reúne igualdade de gênero, mobilidade urbana e os rios invisíveis de BH
Tema da edição 2020 é “Mulheres são como as águas: crescem quando se juntam”
Vários eventos serão realizados nesta fim de semana em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Um deles estará, literalmente, girando em torno do Dia Internacional da Mulher. É a Pedalada Femininja, que reúne dezenas de mulheres em protesto por igualdade de gênero e mobilidade urbana. O evento é organizado pela Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, a “BH em Ciclo”, em parceria com o Coletivo Bike Anjo BH e o Movimento Terça das Manas. O tema da edição 2020 é “Mulheres são como as águas: crescem quando se juntam”. A frase se relaciona com os últimos acontecimentos da capital mineira, com as grandes chuvas de janeiro e fevereiro e a sobrecarga no sistema pluvial da cidade. Para as “femininjas”, a construção de BH se baseia num modelo de urbanização que sufoca os rios, as mulheres e o próprio ciclismo. Com o protesto, elas pretendem chamar a atenção para a necessidade de revisão do projeto de desenvolvimento urbano, que é um problema bem anterior às enchentes. No ano passado, o pedal-manifesto levou mais de 80 ciclistas às ruas da capital mineira, e a expectativa é de que o número seja superado em 2020. A edição deste ano evidenciará o tema das águas até mesmo no trajeto, que passará por cima dos Córregos do Leitão e Acaba Mundo, e também pela rua Marília de Dirceu, que foi praticamente destruída com as fortes chuvas de janeiro.
A organizadora da Pedalada Femininja e integrante da BH Em Ciclo, Jessica de Almeida, conversou com o programa Expresso 104,5, nesta sexta-feira, 6.
A Pedalada Femininja é nesta sexta-feira, 6, a partir das 19h, saindo da Praça Raul Soares, no Centro de BH. O trajeto é adequado mesmo para iniciantes, e o percurso está previsto para durar cerca de 40 minutos. O fim da Pedalada será embaixo do Viaduto Santa Tereza, onde haverá uma confraternização celebrando o Dia Internacional da Mulher. Para mais informações sobre a Pedalada Femininja 2020, basta procurar por “Terça das Manas” no Facebook ou Instagram.
Jessica de Almeida é também colaboradora da Rádio UFMG Educativa com o programa Pedal no Ar! - toda sexta feira, às 11h, dentro do programa Conexões.