Notícias Externas

Pedalada Femininja reúne igualdade de gênero, mobilidade urbana e os rios invisíveis de BH

Tema da edição 2020 é “Mulheres são como as águas: crescem quando se juntam”

.
. Foto: Bruno Senna

Vários eventos serão realizados nesta fim de semana em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Um deles estará, literalmente, girando em torno do Dia Internacional da Mulher. É a Pedalada Femininja, que reúne dezenas de mulheres em protesto por igualdade de gênero e mobilidade urbana. O evento é organizado pela Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, a “BH em Ciclo”, em parceria com o Coletivo Bike Anjo BH e o Movimento Terça das Manas. O tema da edição 2020 é “Mulheres são como as águas: crescem quando se juntam”. A frase se relaciona com os últimos acontecimentos da capital mineira, com as grandes chuvas de janeiro e fevereiro e a sobrecarga no sistema pluvial da cidade. Para as “femininjas”, a construção de BH se baseia num modelo de urbanização que sufoca os rios, as mulheres e o próprio ciclismo. Com o protesto, elas pretendem chamar a atenção para a necessidade de revisão do projeto de desenvolvimento urbano, que é um problema bem anterior às enchentes. No ano passado, o pedal-manifesto levou mais de 80 ciclistas às ruas da capital mineira, e a expectativa é de que o número seja superado em 2020. A edição deste ano evidenciará o tema das águas até mesmo no trajeto, que passará por cima dos Córregos do Leitão e Acaba Mundo, e também pela rua Marília de Dirceu, que foi praticamente destruída com as fortes chuvas de janeiro.

A organizadora da Pedalada Femininja e integrante da BH Em Ciclo, Jessica de Almeida, conversou com o programa Expresso 104,5, nesta sexta-feira, 6. 

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A Pedalada Femininja é nesta sexta-feira, 6, a partir das 19h, saindo da Praça Raul Soares, no Centro de BH. O trajeto é adequado mesmo para iniciantes, e o percurso está previsto para durar cerca de 40 minutos. O fim da Pedalada será embaixo do Viaduto Santa Tereza, onde haverá uma confraternização celebrando o Dia Internacional da Mulher. Para mais informações sobre a Pedalada Femininja 2020, basta procurar por “Terça das Manas” no Facebook ou Instagram.

Jessica de Almeida é também colaboradora da Rádio UFMG Educativa com o programa Pedal no Ar! - toda sexta feira, às 11h, dentro do programa Conexões.

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Luiza Glória.