Lazer e esporte

'Peneirada' no CTE vai selecionar futuros atletas para judô e taekwondo

Testes serão realizados para compor as equipes olímpica e paralímpica das duas modalidades

Jovens aprovados integrarão as equipes de treinamento do CTE
Jovens aprovados integrarão as equipes de treinamento do CTE Jessica Romero / Assessoria de Comunicação EEFFTO

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG realiza, no próximo sábado, 30, das 8h às 12h, seletiva de novos atletas para as modalidades de judô, taekwondo, judô paralímpico e parataekwondo. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário ou presencialmente, no dia da peneirada. Jovens com idade de 8 a 22 anos, de ambos os sexos, podem se candidatar.

Os aprovados serão conduzidos para as equipes de alto treinamento, que competem em torneios nacionais e internacionais. A peneirada ocorrerá na sede do CTE, localizada na Avenida Alfredo Camarate, 617, São Luiz.

Para participar da seletiva de judô, não é necessário que os candidatos tenham vivência na modalidade. Para o taekwondo, os participantes nascidos entre 2004 e 2002 deverão possuir a graduação mínima na faixa azul e, entre 2001 e 1997, graduação mínima na faixa vermelha. Para os demais, não há pré-requisitos.

Estarão aptos a participar da seletiva de parataekwondo os candidatos com deficiência nos membros superiores: amputação, má formação, amplitude de movimento reduzida, hemiplegia e monoplegia. Pessoas com deficiência visual podem se inscrever na modalidade de judô paralímpico.

No dia da seletiva, os candidatos deverão comparecer trajados com roupas próprias para a prática de atividades esportivas, pois realizarão testes físicos e específicos de cada modalidade.

Referência paralímpica
Por meio da parceria firmada, em 2018, entre a UFMG e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o CTE passou a ser reconhecido como Centro de Referência Paralímpico nacional. Além de oferecer sua infraestrutura de treinamento para atletas, o espaço passa a atuar na formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisas. O assunto foi tratado na edição 2.046 do Boletim e em vídeo pela TV UFMG.



Em série que retrata o dia a dia dos treinamentos de atletas na Universidade, a TV UFMG produziu vídeos sobre as modalidades de judô e taekwondo.