Pessoas

Perfil biográfico de Sônia Viegas será lançado nesta sexta, em Belo Horizonte

Trajetória da filósofa e professora, que morreu há 30 anos, é contada por Miriam Peixoto, do Departamento de Filosofia

...


A trajetória ímpar de uma professora e pesquisadora com forte influência no ensino de filosofia e que contagiou o ambiente cultural de Belo Horizonte é contada no livro Sônia Viegas – uma pensadora da cultura (Conceito Editorial), de autoria da professora Miriam Peixoto, do Departamento de Filosofia da UFMG. A obra será lançada na próxima sexta-feira, 29 de março, a partir das 19h, na Galeria de Arte do BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes).

A edição marca três décadas da morte de Sônia Viegas (1944-1989), que lecionou durante 22 anos na UFMG. Muito pouco tempo após o início das atividades na Fafich, Sônia passou a ser requisitada para cursos e conferências fora da Universidade. Em 1985, ela criou o Núcleo de Estudos de Filosofia. Também promoveu visitas guiadas a exposições de arte e sessões comentadas de cinema.

Ainda em 1985, ela publicou o livro A vereda trágica do ‘Grande sertão: veredas’, com o conteúdo de sua pesquisa de mestrado. Há dez anos, seus textos, conferências, cartas e fotografias foram reunidos nos três volumes de Sônia Viegas: escritos.

Miriam Peixoto é mestre e doutora em Filosofia e professora da UFMG desde 2004. É coautora de O visível e o inteligível: estudos sobre a percepção e o pensamento na filosofia grega antiga (Editora UFMG, 2011) e organizadora dos volumes A saúde dos antigos: reflexões gregas e romanas (Loyola, 2009) e Dos homens e suas ideias: estudos sobre as vidas de Diógenes Laércio (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013).

Sônia Viegas – uma pensadora da cultura tem 160 páginas e preço de capa de R$ 32. A edição, que integra a Coleção Beagá Perfis, da Conceito Editorial, é patrocinada pelo BDMG Cultural.

Com Assessoria de Comunicação do BDMG Cultural