Pesquisa e Inovação

Pesquisa avalia diferentes tipos de sutura após cirurgia pulmonar em cães

Dissertação defendida na Escola de Veterinária é tema do novo episódio do 'Aqui tem Ciência', da Rádio UFMG Educativa.

Uma das indicações para a cirurgia de lobectomia pulmonar em cães é o surgimento de tumores
Cirurgia de lobectomia pulmonar em cães é indicada quando surgem tumores Tima Miroshnichenko | Pexels

A lobectomia pulmonar consiste na remoção de uma parte do pulmão, ou lobo pulmonar, do lado direito ou esquerdo do órgão. Essa cirurgia é indicada em razão do aparecimento da neoplasia pulmonar (tumor) benigna ou maligna.

Em sua dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária da UFMG, a pesquisadora Paloma Sanches comparou diferentes métodos de sutura após a lobectomia pulmonar parcial em cães. A pesquisa concentrou-se na eficácia da aerostasia pulmonar, termo usado para definir a ausência de escape de ar por diferentes suturas, mais conhecidas como pontos cirúrgicos. 

Cinco tipos de sutura foram analisados: três técnicas manuais, com o uso de fio cirúrgico, uma técnica mecânica, com o emprego de grampos cirúrgicos, e a última técnica, também usada em pacientes humanos, que aplica uma espécie de cola no tecido pulmonar, o comonômetro de cianoacrilato.

O experimento, feito com órgãos retirados de animais que tinham passado por eutanásia em decorrência da leishmaniose, demonstrou a eficácia do comonômetro de cianoacrilato para evitar vazamento de ar e sangramento nos pulmões após a operação dos animais.


Ouça o programa:


Raio-x da pesquisa 

A médica veterinária Paloma Sanches avaliou três tipos de sutura após cirurgia pulmonar em cães
Paloma Sanches avaliou cinco tipos de sutura após cirurgia pulmonar em cães Acervo pessoal

Título: Comparação de diferentes métodos de síntese após lobectomia pulmonar parcial em cães
O que é: Estudo que compara diferentes técnicas de sutura após a lobectomia parcial em cães, cirurgia para retirada de parte do pulmão dos animais, indicada em casos associados a tumores.
Pesquisadora: Paloma Helena Sanches da Silva
Programa de Pós-graduação: Ciência Animal
Orientador: Rodrigo dos Santos Horta
Ano da defesa: 2022

O episódio 128 do programa Aqui tem ciência tem apresentação e produção de Dairine Moreira e edição de Alessandra Ribeiro. Os trabalhos técnicos são de Cláudio Zazá. 
O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade. 

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.