Pesquisa e Inovação

Pesquisa da UFMG avalia infraestrutura escolar no Brasil

Estudo encomendado pela Unesco mostra avanços nas condições de oferta educacional, mas indica necessidade de melhorias nas pequenas escolas municipais

Sala de aula: infraestrutura vai além da dimensão física do ambiente escolar
Sala de aula: infraestrutura vai além da dimensão física do ambiente escolar Marcos Santos / USP Imagens

Infraestrutura escolar pode ser definida como a condição para oferta educacional, que passa pela estrutura física e pelos recursos e equipamentos que dão suporte ao funcionamento administrativo e ao trabalho pedagógico do professor em sala de aula e em todos os espaços da escola. Mas essa condição não é neutra e, para ser mensurada, é preciso considerar o contexto cultural, social e econômico da escola e a própria diversidade de sua comunidade. 

Com base nessa perspectiva multidimensional, pesquisa coordenada por equipe da UFMG, lançada pela representação brasileira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), avalia a qualidade da infraestrutura das escolas públicas de ensino fundamental no país e revela melhora no índice geral, mas com médias ainda baixas nas pequenas escolas municipais. 

"Propusemos indicadores que contemplassem cada aspecto do ambiente escolar e fossem capazes de captar as diferenças entre regiões, unidades da federação e o território (urbano ou rural) em que a escola está inserida”, explica a professora Maria Teresa Gonzaga Alves, uma das coordenadoras do estudo.

As conclusões da pesquisa estão na principal reportagem da edição 2.066 do Boletim UFMG, que circula apenas na versão on-line nesta semana. Confira o conteúdo.

O fator infraestrutura
Disparidades regionais
Educação e desigualdades