Pesquisa e Inovação

Escola de Enfermagem busca voluntários em Betim para pesquisa sobre obesidade infantil

Abordagem do estudo, que reunirá 160 crianças, será baseada na investigação de múltiplos componentes

Pesquisa vai testar nova abordagem para o tratamento da obesidade infantil
Pesquisa vai testar nova abordagem para o tratamento da obesidade infantil Walter Siegmund | Wikipedia | CC BY 2.5

A Escola de Enfermagem da UFMG está recebendo inscrições de voluntários para a pesquisa Manejo da obesidade infantil no contexto da Atenção Primária à Saúde: uma abordagem baseada na intervenção intensiva de múltiplos componentes. Coordenada pela professora Larissa Loures Mendes, do Departamento de Nutrição da Escola, com o apoio da Secretaria de Saúde de Betim, o estudo tem como público-alvo crianças que estejam acima do peso, tenham entre 7 e 10 anos de idade e morem na cidade de Betim. Os pais ou cuidadores podem inscrever as crianças pela internet. Quem não tiver acesso à internet pode procurar as equipes assistenciais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Segundo Larissa Loures, o estudo vai desenvolver e avaliar a eficácia da intervenção intensiva pautada em múltiplos componentes, focando no ambiente alimentar domiciliar para o tratamento da obesidade infantil em crianças. O estudo também pretende capacitar profissionais de nível superior da Atenção Primária à Saúde (APS) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de elaborar um manual com os protocolos para abordagem individual e coletiva da intervenção intensiva. “As crianças serão acompanhadas por equipe formada por profissionais dedicados ao estudo que compõem as equipes de estratégia da família da Rede SUS Betim durante sete meses”, conta Mendes.

As 160 crianças selecionadas serão divididas em dois grupos: o primeiro terá o atendimento padrão realizado nas Unidades Básicas de Saúde, enquanto o segundo será atendido por meio de intervenção intensiva com múltiplos componentes, que "incluem uma intervenção nutricional com duração de 7 meses com atendimento compartilhado e individual, além de atividades de educação alimentar e nutricional com as famílias e em grupo, e monitoramento por telefone, SMS e whatsApp”, explica a coordenadora da pesquisa.

Sem custo
A nutricionista Ingrid Werneck Linhares, referência técnica das ações de alimentação e nutrição do SUS Betim e do Programa Auxílio Brasil na Saúde, esclarece que o atendimento às crianças será realizado em 18 UBSs. A participação delas e dos respectivos cuidadores será voluntária, ou seja, não haverá qualquer tipo de remuneração. Por outro lado, as famílias participantes não terão que arcar com qualquer custo ao longo do estudo.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem