Saúde

Pesquisa investiga desempenho ocupacional de pessoas com deficiência

Objetivo é identificar fatores que influenciam a participação e a restrição dessa população nas atividades cotidianas

Pesquisa pode contribuir para tirar as pessoas com deficiência da invisibilidade
Pesquisa pode contribuir para tirar as pessoas com deficiência da invisibilidade Flickr / PBH

Com o intuito de desvendar os fatores que influenciam a participação e a restrição das pessoas com deficiências visual, auditiva e motora nas atividades cotidianas, além de revelar a situação de invisibilidade de uma parcela significativa dessa população na capital mineira, pesquisadores da Faculdade de Medicina e da  Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, em parceria com pesquisadores da  Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), desenvolvem pesquisa inédita para compreender o desempenho ocupacional dessas pessoas. 

O professor do departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Ricardo Souza, falou sobre a pesquisa em entrevista veiculada nesta segunda-feira, 29, no programa Conexões.

Ouça a conversa com Luíza Glória

As entrevistas começam neste mês, e a intenção é constituir um grupo de 500 participantes. Os questionários serão aplicados por 10 voluntários e levam em média 30 minutos para serem respondidos. Quem tiver interesse em participar da pesquisa pode se cadastrar pelo Whatsapp, pelo número 995-140-567. Também é possível obter informações pelos telefones 991-374-448 e 998-264-388.

Produção: Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Alessandra Ribeiro