Notícias Externas

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil identificou uma redução de 4% na taxa de leitores do país

Quinta edição da pesquisa revela que apenas 52% dos brasileiros têm o hábito de leitura

As maiores reduções ocorreram no grupo socioeconômico que recebe mais de dez salários mínimos e no grupo de pessoas com ensino superior.
As maiores reduções ocorreram no grupo socioeconômico que recebe mais de dez salários mínimos e no grupo de pessoas com ensino superior. Foto: André Braun

A 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, publicada neste semestre, identificou uma redução de 4% no nível de leitura da população brasileira. A pesquisa apresentou também que apenas 52% dos brasileiros têm o hábito de leitura. As maiores reduções ocorreram no grupo socioeconômico que recebe mais de dez salários mínimos e no grupo de pessoas com ensino superior, com uma queda de 12 pontos percentuais, caindo de 82% para 70%. A coordenadora da pesquisa, Zoara Faila, aponta as interrupções em programas de distribuição de livros, a descontinuidade de investimentos em acervos de bibliotecas e a crise econômica como alguns dos fatores que justificam o resultado encontrado. 

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil é organizada pelo Instituto Pró-livro e tem o objetivo de conhecer o perfil do leitor e do não leitor, assim como identificar parâmetros como as condições da população brasileira de leitura e de acesso aos livros.

Para debater os dados encontrados na quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e analisar o hábito de leitura no país, o programa Universo Literário recebeu a professora emérita da Faculdade de Letras da UFMG, Maria Antonieta Pereira.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Marden Ferreira e Rodolfo Morais, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória