Pesquisa sobre mudança nos comerciais de cosméticos recebe menção honrosa no Prêmio Compós
Trabalho foi desenvolvido pela pesquisadora Mayra Bernardes, no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG
A transição capilar, processo que consiste em deixar de alisar cabelos cacheados ou crespos e assumi-los em sua forma natural, se tornou popular na última década. Com mais pessoas assumindo os cabelos naturais, a partir dos anos 2010, os comerciais de cosméticos começaram a mudar e incluir outros tipos de cabelos, além dos cabelos lisos, que dominavam as publicidades dos anos 1990 e 2000.
A pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG Mayra Bernardes analisou essa mudança na dissertação Esse boom é nosso? Discursos sobre a transição capilar na publicidade de cosméticos, defendida no final do mês de maio. A pesquisa, orientada pela professora Laura Guimarães Corrêa, recebeu menção honrosa, na ultima semana, no Prêmio Compós de Teses e Dissertações 2020.
A jornalista Mayra Bernardes falou sobre a pesquisa em entrevista ao programa Expresso 104,5, nesta terça-feira, 30.