Arte e Cultura

Pesquisa vai avaliar impacto da pandemia nas culturas de BH

Levantamento conduzido pela UFMG e pela PBH pretende reunir sugestões para viabilizar retomada do setor

Até sexta-feira, 8 de outubro, agentes, grupos e espaços culturais de Belo Horizonte poderão responder a pesquisa sobre cultura e pandemia na capital realizada pela UFMG em parceria com a Prefeitura. Assinado na última semana, o convênio que une as duas instituições e viabiliza a produção do estudo inaugurou a primeira etapa da 6ª Conferência Municipal de Cultura de Belo Horizonte

O objetivo do levantamento é identificar os impactos socioeconômicos da pandemia sobre o campo cultural na cidade e recolher ideias e sugestões para a retomada do setor. A participação é assegurada mediante preenchimento de formulário eletrônico até a data-limite estabelecida.

O trabalho é conduzido pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG em parceria com o Grupo de Pesquisa de Economia da Cultura do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas (Cedeplar-Face). Segundo a professora de Economia Ana Flávia Machado, coordenadora do grupo, a pesquisa é um desdobramento do mapeamento cultural de Belo Horizonte que vem sendo feito desde 2017, incluindo os anos pandêmicos de 2020 e 2021.

“Analisaremos dados provenientes de fontes secundárias, como o IBGE e o Ministério da Economia, da própria Prefeitura e da pesquisa de campo on-line dirigida aos agentes. O diagnóstico oriundo dessa análise subsidiará as discussões na Conferência Municipal de Cultura e, sobretudo, indicará possíveis caminhos da política pública que venham mitigar os efeitos da pandemia e fortalecer o potencial da cena artístico-cultural na cidade”, afirma Ana Flávia.

Perfil socioeconômico
Organizada em três etapas, a pesquisa vai traçar um perfil socioeconômico dos respondentes com base em aspectos como tempo de experiência, número de pessoas envolvidas na atividade antes e após o início do surto de covid-19, acesso a leis de incentivo e fomento ou outras formas de financiamento e captação ao longo dos anos. Também serão observados indicadores que evidenciam o comportamento do setor durante a paralisação das atividades presenciais, incluindo a migração para o ambiente virtual, a participação em festivais e premiações e a adoção de outras alternativas e estratégias pelos agentes de cultura para minimizar os impactos da pandemia.

O processo resultará na produção de um relatório em que serão indicadas as demandas e perspectivas da cena artístico-cultural da cidade. Os dados, devidamente tratados, também serão disponibilizados para futuras pesquisas.

Bloco Baianas Ozadas: Multidão se reúne para pular o Carnaval de Belo Horizonte.
Bloco Baianas Ozadas, uma das atrações do carnaval de Belo Horizonte, que não foi realizado em 2021 como medida para conter a disseminação do coronavírusJulia Lanari | PBH


Conferência Municipal de Cultura

Com o  tema Culturas em tempos de pandemia, a sexta edição da Conferência Municipal de Cultura tem entre os convidados a escritora mineira Conceição Evaristo e o professor português Boaventura de Sousa Santos. O evento pretende reunir representantes de todo o setor cultural e demais interessados na construção das  políticas públicas culturais do município e na discussão dos projetos para conter os impactos causados pela pandemia de covid-19 sobre as atividades culturais da capital mineira.

O evento ocorre em quatro etapas. A primeira é a realização da pesquisa Cultura e pandemia em Belo Horizonte. Encontros temáticos estão sendo realizados ao longo desta semana, e pré-conferências estão agendadas para os dias 14, 16, 19, 21, 23 e 26 deste mês. O período de 5 a 7 de novembro está reservado para a mesa de abertura e para as plenárias finais da conferência. Outras informações sobre o evento estão disponíveis no site da PBH.

Com Assessoria de Comunicação da DAC