Pesquisador da UFMG analisa trilha sonora em jogos digitais
Dissertação de Marcos Mello foi defendida no programa de Mestrado da Escola de Música da UFMG
Mesmo quando o cinema era mudo, ele já tinha música. Ainda não haviam palavras, mas ele já era sonoro: desde a primeira e histórica projeção dos irmãos Lumière, em 1895, as imagens do cinema tinham um acompanhamento musical, executado ao vivo. As tecnologias foram evoluindo, de maneira que se tornou possível incorporar o som sincronizado ao filme, e as trilhas se tornaram cada vez mais importantes no cinema. Surgiu então uma tecnologia e uma cultura que propiciavam ainda mais imersão que o cinema: os videogames. Nesse universo, os sons também estiveram presente desde os primórdios. As trilhas sonoras em jogos digitais foram o foco da dissertação de Marcos Mello, mestre pela Escola de Música da UFMG. O trabalho intitulado Trilha sonora em jogos digitais: uma análise histórica, funcional e suas relações com a música no cinema foi defendido em setembro deste ano.
É com o autor da pesquisa que eu converso agora para sabermos mais sobre esse estudo e sobre trilhas sonoras de videogames. Boa tarde, Marcos! Seja muito bem-vindo ao Expresso 104,5.
A TV UFMG produziu um video sobre a pesquisa de Marcos Mello, acesse em www.ufmg.br/tvufmg.
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