Lazer e esporte

Pesquisadora da UFMG analisa prevalência e incidência de lesões em atletas paralímpicos

Artigo foi publicado em uma das maiores revistas na área da ciência do esporte no mundo

A fisioterapeuta do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, Larissa Pinheiro, produziu uma revisão sistemática para conseguir entender o que a literatura científica apresenta a respeito da prevalência e incidência de lesão em atletas paralímpicos. O estudo, desenvolvido como parte do doutorado de Larissa, traz avanços não só para os trabalhos desenvolvidos no CTE, como para o paradesporto nacional, uma vez que o Centro da UFMG também atua como Centro de Referência Paralímpico.

O artigo “Prevalence and incidence of injuries in para athletes: a systematic review with meta-analysis and GRADE recommendations” foi publicado no periódico “British Journal of Sports Medicine”, uma das maiores revistas na área de ciência do esporte no mundo. A íntegra está disponível somente para assinantes.

O atleta e estudante de Educação Física da UFMG, Davi Hovadick, já teve uma lesão séria no quadril, que o impediu de treinar e competir por três anos. Para ele, estudos como esse são de suma importância pois o olhar específico para o universo dos paradesportos minimiza as dificuldades causadas por uma lesão.

Entrevistados: Davi Hovadick, atleta/estudante de Educação Física; Larissa Pinheiro, fisioterapeuta no CTE - UFMG
Equipe: Maria Carolina Martins (produção); Marcia Botelho (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)