Notícias Externas

Pesquisadora estuda manifestações poéticas no Instagram

Perfis como Eu Me Chamo Antonio, Pó de Lua e Zack Magiezi acumulam juntos quase dois milhões de seguidores

Se você é antenado nas redes sociais, provavelmente já deparou com alguma poesia no Facebook ou no Instagram. Perfis como Eu Me Chamo Antonio, Pó de Lua e Zack Magiezi acumulam juntos quase dois milhões de seguidores. Em 2016, a então doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG, Amanda Martins, publicou o artigo Instaliteratura – imagem e palavra em manifestações poéticas no Instagram, no qual ela discute o espaço que essa plataforma ocupa no mundo literário.

“A poesia do Instagram é produzida para o próprio meio. No Instagram, você vê uma grande utilização da imagem, a imagem é o principal meio de comunicação no Instagram. Então, essas publicações, apesar de terem a unidade textual como objeto de comunicação, são muito visuais. Elas utilizam a tipografia, a imagem associada ao texto”, explicou Amanda Martins, doutora em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 16 de janeiro. Na entrevista, ela falou mais acerca desse novo fenômeno.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-16-01-2018.mp3

O artigo Instaliteratura – imagem e palavra em manifestações poéticas no Instagram pode ser acessado on-line. Os perfis que Amanda Martins discute no seu artigo são o @eumechamoantonio, @podeluaoficial e @zackmagiezi.