Pesquisa e Inovação

Pesquisadora propõe abordagem filosófica alternativa sobre o aborto

Dissertação defendida na Fafich é tema do novo episódio do programa 'Aqui tem ciência', da Rádio UFMG Educativa

Abordagem relacional sobre interrupção da gravidez envolve, além da gestante, a família e a sociedade, de forma ampla.
Abordagem relacional sobre interrupção da gravidez envolve, além da gestante, a família e a sociedadeFoto: Pexels/Shvets Production

A discussão sobre a interrupção voluntária da gravidez costuma ser conduzida como uma questão moral, que envolve a pessoalidade do feto, ou seja, o fato deste ser uma pessoa ou não.

Em sua dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG, a pesquisadora Leticia Sacchetin defende uma abordagem relacional para a discussão da temática, que inclua a gestante, seu parceiro ou parceira, a família e a sociedade.

Como alternativa à questão metafísica, a pesquisadora propõe a ética do cuidado, que abrange o pensamento feminino, rompendo uma tradição filosófica ainda predominantemente masculina. Fragmentos de obras literárias ajudam a iluminar as discussões filosóficas sobre o assunto.

Saiba mais no novo episódio do Aqui tem ciência:

Leticia Sacchetin propõe discussão baseada na ética do cuidado
Leticia Sacchetin propõe discussão baseada na ética do cuidado Foto: acervo pessoal

Raio-x da pesquisa

Título: Interrupção voluntária da gravidez: por uma abordagem relacional

O que é: dissertação de mestrado que visa demonstrar a relevância de uma abordagem relacional para a discussão sobre a interrupção voluntária da gravidez no âmbito filosófico, como alternativa à questão metafísica da pessoalidade do feto.

Pesquisadora: Leticia Ferruzzi Sacchetin

Programa de Pós-graduação: Filosofia

Orientadora: Telma de Souza Birchal

Ano da defesa: 2021

Financiamento: Capes

O episódio 137 do Aqui tem ciência foi produzido por Dairine Moreira e tem edição e apresentação de Alessandra Ribeiro. Os trabalhos técnicos são de Cláudio Zazá. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade.

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.