Pesquisa e Inovação

Pesquisadora romena e professor da Fale debatem literatura imigrante

Cristina Cheveresan e Elcio Cornelsen participarão, no dia 25, de Encontro Transdisciplinar promovido pelo Ieat

Cristina Cheveresan:
Cheveresan: experiências de escritoras de origem latinaArquivo pessoal

A produção literária relacionada aos imigrantes será o tema da próxima edição dos Encontros Transdisciplinares. O evento, que terá apresentações da professora Cristina Cheveresan, da West University of Timisoara, na Romênia, e do professor Elcio Loureiro Cornelsen, da Faculdade de Letras da UFMG, ocorrerá no dia 25 de março, a partir das 14h, no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), campus Pampulha. A iniciativa é do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG.

Cristina Cheveresan vai abordar a experiência de duas escritoras americanas de origem latina, a dominicana Julia Alvarez e a cubana Cristina García. A pesquisadora vai destacar como essas autoras percebem e transformam em ficção os processos de formação de identidade transnacional e negociação cultural, desencadeados pelas experiências e deslocamentos diaspóricos provocados pelos regimes de Rafael Trujillo, na República Dominicana, e Fidel Castro, em Cuba.

A pesquisadora romena será acompanhada na UFMG pela professora Andrea Mattos, da Faculdade de Letras, que desenvolve, como professora residente do Ieat, pesquisa sobre memória e pós-memória – com ênfase no regime ditatorial brasileiro – na formação de professores de inglês. Cristina Cheveresan, que teve formação nos Estados Unidos, trabalha também com questões de raça na obra de autores de expressão inglesa e narrativas de filmes sobre o tema da neoescravidão.

Elcio Cornelsen:
Elcio Cornelsen: vivências traumáticas em diálogoDaniele Pinto / UFMG

Elcio Cornelsen, por sua vez, vai focar sua exposição no romance O idiota do século XXI: um divã (Der Idiot des 21. Jahrhunderts: Ein Divan, no original), do alemão Michael Kleeberg, publicado em 2018. A ênfase será sobre o capítulo Gottfried e Amir, no qual um imigrante alemão do século 19 e um refugiado sírio do século 21 dialogam, de forma inusitada, sobre suas vivências traumáticas de imigração, fuga e exílio.

“Em sua obra, Kleeberg trata, sempre sob o viés da ética, de questões da memória, de como lidar com o passado e com os conflitos do presente”, diz o professor. “No capítulo em questão, ele estimula a reflexão sobre a similaridade de dificuldades no desterro, em épocas distantes entre si", afirma. Cornelsen acrescenta que, ao abordar a fuga de alemães de suas regiões antes da unificação do país, Kleeberg ajuda a pensar a Alemanha atual, destino de grandes levas de migrantes.

Os palestrantes
Na West University of Timişoara, Cristina Chevereșan leciona literatura, cultura e civilização americanas modernas e contemporâneas. Integra diversas sociedades científicas e entidades profissionais na Europa e nos Estados Unidos. Esteve na Universidade de Harvard como Fulbright Senior Scholar e publicou sete livros, em inglês e romeno, e numerosos artigos em revistas nacionais e internacionais, livros e mídia impressa. Traduziu e editou 12 outros volumes.

Sua pesquisa atual tem foco nos discursos étnicos e de imigração, além da obra de escritores como Phillip Roth, que tratam da sociedade e da mente norte-americanas ao longo do último meio século. Cristina também está envolvida em projetos de internacionalização acadêmica.

Graduado e mestre pela USP, doutor em Germanística pela Freie Universität Berlin, na Alemanha, Elcio Cornelsen tem pós-doutorado em Estudos Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas, em Teoria Literária pela Unicamp e em História Comparada pela UFRJ. É membro do Grupo Integrado de Pesquisa Literatura e Autoritarismo, da UFSM, e dos núcleos Walter Benjamin e de Estudos sobre Literatura e Guerra, ambos da Faculdade de Letras da UFMG, entre outros. Lidera o Fulia – Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes, da UFMG. É membro da Internationale Alfred Döblin-Gesellschaft, sociedade literária que se dedica à vida e à obra do escritor alemão Alfred Döblin.

Sua experiência como pesquisador tem ênfase em literatura moderna alemã, literatura, história e memória cultural, e literatura e outras artes e mídias. É bolsista do CNPq com o projeto Memória e futebol no Brasil – escritas da vida de jogadores brasileiros.

Encontros Transdisciplinares
O Programa Encontros Transdisciplinares constitui-se de ciclos de conferências, palestras, mesas-redondas e debates sobre questões desenvolvidas por pesquisadores, cientistas, intelectuais e artistas vinculados ou não à UFMG. Abertos ao público amplo, os eventos estão entre as iniciativas do Ieat que têm o objetivo de estimular a cultura transdisciplinar na UFMG.

Com setor de divulgação do Ieat