Pesquisa e Inovação

Pesquisadores analisam desastre de Mariana com base em técnicas da mineração

Área tomada pela lama da barragem de rejeitos da Samarco, em Bento Rodrigues
Área tomada pela lama da barragem de rejeitos da Samarco, em Bento Rodrigues Foto: Fred Loureiro / Fotos Públicas

Técnicas da atividade minerária e sua regulação serão abordadas em painéis, na tarde de 1º de julho, no Auditório Nobre da Escola de Engenharia. O objetivo é analisar os efeitos do desastre provocado pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em novembro do ano passado.

O evento terá a presença dos professores Roberto Galery, Raoni Rajão (ambos da UFMG), Hernani Mota de Lima (Ufop) e Marta Zorzal (Ufes), da pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, Cláudia Mayorga, do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam/MG), Diogo Soares de Melo Franco, entre outros.

O primeiro painel, com início às 14h, servirá à abordagem das técnicas da atividade de mineração. Logo após, a partir das 16h, os convidados vão discutir regulação da atividade minerária. Também será elaborada uma carta aberta com propostas técnicas e de regulamentação construídas com base na identificação de práticas e políticas atuais e do potencial de aperfeiçoamento na área.

A organização é do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), em parceria com as pró-reitorias de Extensão da UFMG e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e com a Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Não é necessário se inscrever para o evento. Serão concedidos certificados de participação a quem solicitar via lista de presença. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4123 e pelo endereço eletrônico info@ieat.ufmg.br.