Extensão

Pesquisadores da UFMG avaliam reuniões entre profissionais da saúde de BH

Laboratório da Psicologia participa de encontros dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG é responsável por compartilhar o conhecimento produzido no âmbito das Humanidades na Universidade com a comunidade externa. Em 2018, 81 projetos de extensão estiveram ativos na unidade. No Departamento de Psicologia, por exemplo, o L@gir – Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais – realiza o “Apoio Matricial: estratégias de Educação Permanente em Saúde para apoiadores e trabalhadores da Atenção Primária à Saúde de Belo Horizonte – MG”.  Veja no vídeo, produzido pela TV UFMG, o trabalho realizado pelo grupo.

Em uma associação entre pesquisa e extensão, um grupo de pesquisadores coordenado pela professora do Depto., Cláudia Penido, busca otimizar a troca de experiências entre profissionais da saúde de Belo Horizonte ao participar de reuniões periódicas realizadas pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família de BH. Esses encontros, chamados de reuniões de Apoio Matricial, têm como objetivo propor que os atendentes discutam entre si casos e temas e avaliem seus resultados a fim de promover um atendimento de maior qualidade aos pacientes.

Os pesquisadores da UFMG participam dos encontros para avaliar dificuldades encontradas na comunicação entre os profissionais, como a utilização de termos técnicos. Se um psicólogo, por exemplo, durante a reunião decide contar sobre o caso de psicose em um paciente, mas não explica aos colegas a definição do termo, pode limitar o compartilhamento de experiências que poderiam ajudá-lo a trazer uma luz sobre o caso. Isso evita que um enfermeiro, uma fisioterapeuta ou profissionais de outras áreas que não a psicologia contribuam com todo o seu conhecimento para a discussão.

 A partir da avaliação das reuniões, o L@gir, então, socializa os problemas encontrados ou então aconselha os organizadores dos encontros sobre pontos específicos que poderiam ser melhorados a fim de evitar encaminhamentos. Sendo assim, a pesquisa-intervenção busca aprimorar o próprio atendimento destinado aos pacientes.

Equipe de produção: Ruleandson do Carmo (produção e edição de conteúdo), Renato Temponi (reportagem), Antonio Soares e Ravik Gomes (imagens), Kennedy Sena e Marcia Botelho (edição de imagens).