Institucional

Pesquisadores da UFMG e de universidade australiana de tecnologia discutem projetos de pesquisa

Workshop visa o estabelecimento de um plano de colaboração acadêmica para os próximos dois anos

Primeiro encontro, na Reitoria: consolidação de planos de ação
Primeiro encontro, na Reitoria: consolidação de planos de ação Foto: Foca Lisboa / UFMG

Dirigentes e pesquisadores da UFMG e da University of Technology Sydney (UTS), da Austrália, iniciaram na manhã de hoje (quarta, 5), no campus Pampulha, workshop com duração de três dias destinado ao estabelecimento de plano de colaboração acadêmica para os próximos dois anos.

As universidades mantêm acordo específico, denominado Key Technology Partnership, que visa à produção conjunta de pesquisa de alta qualidade. Os encontros localizados serão de áreas como educação física e esportes, computação, física, medicina, ciências biológicas e energia e recursos naturais.

Ao dar as boas-vindas à delegação australiana, o reitor Jaime Ramírez comentou que já foram identificados campos de conhecimento de interesse comum e que chegou a hora de dar passos adiante. Ele lembrou que, ainda que enfrente redução de recursos, “a UFMG tem a posição clara de dar sequência a projetos com parceiros estratégicos como a UTS”.

O pró-reitor de Pesquisa da instituição australiana, Glenn Wightwick, ressaltou a confiança no sucesso da cooperação com a UFMG, que integra grupo de “grandes universidades” com as quais a UTS tem desenvolvido trabalho conjunto. O diretor de Relações Internacionais, Innes Ireland, rememorou visita feita a Belo Horizonte três anos atrás. “Já naquela ocasião, percebemos grande potencial para construirmos algo significativo”, ele disse.

Estão em vigor um memorando de entendimentos entre a UFMG e a UTS e dois acordos, um sobre cotutelas de doutorado e outro que versa sobre pesquisa em tecnologia. “Entendemos que a UTS é muito seletiva quanto a suas parcerias, e esperamos levar esses acordos ao nível dos pesquisadores e chegar a um plano de ação na sexta-feira”, afirmou o diretor de Relações Internacionais da UFMG, Fabio Alves.

Os representantes apresentaram princípios, números e estrutura das universidades. Fundada em 1988, a UTS tem mais de 42 mil estudantes e quase 400 parcerias com mais de 50 países; 67% de sua pesquisa é classificada acima do padrão mundial. A relação de instituições com as quais se relaciona mostra forte aproximação com Índia e China. Sua atuação se concentra nas áreas de saúde, computação, sociedade e trabalho do futuro e cooperação com a indústria.

A programação da visita dos australianos à UFMG prevê encontros entre pesquisadores para investigação mais apurada de interesses mútuos e oportunidades, visitas a laboratórios e outras instalações e consolidação dos planos de pesquisa conjunta.

A partir da esquerda, Innes Ireland e Glenn Wightick, da UTS, o reitor Jaime Ramírez e Fabio Alves, diretor de Relações Internacionais Foto: Foca Lisboa / UFMG